A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) teve dois projetos contempladas no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) destinado à criação de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs/RS). No total, a fundação ligada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, recebeu cem propostas e, após três fases de triagem, selecionou 14 projetos de universidades públicas e privadas. Ainda não há uma definição do valor para cada projeto, mas o edital prevê destinação de R$ 30 milhões.
Os professores Érico Flores, do Departamento de Química, e Márcio Antônio Mazutti, do Departamento de Engenharia Química, coordenam os dois projetos da UFSM selecionados no edital RITEs/RS da Fapergs. As propostas são nas áreas de química aplicada à qualidade vida e bioinsumos.
“Rede de Inovação e Tecnologias em Química Aplicada à Qualidade de Vida – Rede Inova-Vida RS” é o nome do projeto coordenado pelo professor Érico Flores. Inscrita no eixo de Química Aplicada, Biotecnologia e Nanotecnologia, a rede envolve 69 pesquisadores de 19 Programas de Pós-Graduação de 12 instituições. A iniciativa compreende o desenvolvimento cooperativo de moléculas ou sistemas supramoleculares orgânicos, bem como agentes de liberação de compostos bioativos, como os fármacos, com a finalidade de acelerar a recuperação de tecidos danificados por doenças dentárias, infecciosas ou câncer. “Esta proposta envolve a pesquisa básica na área de química com aplicação interdisciplinar em um tema emergente, que impactará na nucleação e consolidação de outros grupos de pesquisa”. ex´plica.
Érico ainda comenta sobre a potencialidade dos bioativos e dos bioamateriais resultantes das pesquisas colaborativas da Rede Inova- Vida RS. “Os produtos desenvolvidos devem apresentar potencial aplicação em materiais voltados para o diagnóstico e tratamento de doenças. Espera-se promover a transferência de tecnologias com o intuito de que os produtos desenvolvidos cheguem à sociedade o mais breve possível”, almeja.
O professor Márcio Mazutti coordena o projeto “Rede Gaúcha para o desenvolvimento de processo de produção formulação e validação em campo de bioinsumos agrícolas multifuncionais para substituição de insumos químicos”
RITEs/RS

A constituição de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs) pelo governo do RS por meio de instituições científicas tem como finalidade estimular a pesquisa e a geração de tecnologia e inovação em áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento socioeconômico.
Os recursos que serão repassados aos projetos, por meio da Fapergs, são proveniente do programa transversal Avançar RS, voltado para o crescimento econômico e para a melhoria da qualidade da prestação de serviços. O prazo de execução do RITEs/RS é de até 48 meses.
0 Commentaires