Na manhã do dia 20 de abril, a Secretaria de Apoio Internacional da UFSM recebeu a visita do professor polonês Pawel Akadiusz Wiechetek, que integra o corpo docente da Universidade de Varsóvia (Uniwersytet Warszawski), na Polônia.
Durante a visita, os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves, Secretário de Relações Internacionais da UFSM, e Júlio César Cossio Rodriguez, Assessor do Gabinete do Reitor na SAI, realizaram uma reunião com Wiechetek. Entre os temas tratados estavam o desenvolvimento regional de Brasil e Polônia, a construção de um convênio bilateral com a Universidade de Varsóvia e a criação de um grupo de trabalho para elaboração de pesquisas e mestrado em rede, além de possibilidades de mobilidade para estudantes e submissão de projetos em instituições de financiamento (CAPES, Erasmus Mundus, Horizon EU, CNPq, etc.).
Participaram da reunião a professora Maria Medianeira Padoin, que integra o corpo docente do Departamento de História do CCSH/UFSM e o professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli, que participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do CT/UFSM. Como cortesia à visita do professor, foi entregue uma cópia do livro “Se Me Deixam Falar – Domitila”, da escritora Moema Viezzer, que por meio deste presente expressou sua admiração pela UFSM. A obra é baseada na história real da militante feminista e operária boliviana Domitila Barros de Chungara.
Como parte da programação da passagem do professor Wiechetek no Brasil, além de sua visita à SAI, também será realizada a conferência: “História, patrimônio cultural e patrimônio ambiental: possibilidades de inserção social”, no dia 25 de abril, às 18h30, no auditório do CCSH (prédio 74C, 2º andar, sala 4222). A conferência é uma iniciativa do Mestrado em Patrimônio Cultural e do Programa de Pós-Graduação em História.
Com informações da Secretaria de Apoio Internacional
Fotos: Núcleo de Comunicação da SAI
0 Commentaires