Na próxima sexta-feira (11) e sábado (12), ocorre o Seminário Estadual Integrado: Carnaval e Formação Acadêmica, Economia Criativa, Turismo e Cultura como base nos festejos carnavalescos. O evento integra a programação de encerramento do 15º Salão de Extensão da Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, junto à Abertura do Mês da Consciência Negra na UFSM, com entrega da placa para o Patrono do Mês da Consciência Negra.
O principal objetivo do seminário é apresentar o carnaval como uma festividade com impactos que excedem as questões culturais, mas que também tem retorno econômico para as cidades. Além disso, também é um objeto que pode ser analisado por uma perspectiva acadêmica. Para dialogar sobre o tema, estarão presentes: Moacyr Barreto, vice-presidente da Estação Primeira de Mangueira; Maurício Nunes Santos, presidente da União das Escolas de Samba de Porto Alegre (UESPA); Pedro dos Anjos, presidente da Associação das Escolas de Samba de Uruguaiana (Asesgru) e Presidente da Escola de Samba Deu Chucha na Zebra; Juarez Gutierrez de Souza, vice-presidente da Federação Nacional do Samba (FENASAMBA), Balbino Alves de Campos, representante da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (LESCA); e Leonardo Ribeiro, representante da Associação Aliança pelo Samba – (AAPS-SM).
A iniciativa é realizada pela UFSM, por meio da Pró-reitoria de Extensão (PRE), pelo Mestrado em Patrimônio Cultural, pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, por meio do Conselho Municipal de Política Cultural, e pela Associação Artística e Cultural Vila Brasil. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Confira abaixo a programação do seminário:
Dia 11 (sexta-feira) – no Centro de Convenções da UFSM
19h – Mesa de abertura e apresentação cultural da Escola de Samba Vila Brasil
Dia 12 (sábado) – na Antiga Reitoria da UFSM
9h – Integração de abertura
10h – O panorama do Carnaval no RS
12h – Almoço
13h30min – Palestra “O Carnaval como motor do desenvolvimento cultural, turístico e econômico”
16h – Debates
0 Commentaires