![foto colorida horizontal mostra uma fileira de pessoas sentadas em cadeiras, á frente computadores e dezenas de pessoas esperando, em filas, sendo algumas em pé sendo atendidas](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/03/IMG_0801.jpg)
Desde o início da manhã, o movimento foi intenso nos arredores do Centro de Convenções, tanto de candidatos quanto de familiares e amigos. Ângela Maciel Maki, de Santa Maria, acompanhou a filha, Marina, candidata a uma vaga em Direito. “Estou muito ansiosa”, disse a mãe, na expectativa de que a filha dê continuidade a uma história familiar: o irmão, Miguel, também ingressou na UFSM pela chamada oral e se formou em Medicina Veterinária em fevereiro.
Famílias inteiras acompanharam os candidatos. Paulo e Mônica Castro saíram às 4h30 de Panambi para trazer a filha, Giovana, que estava na lista de espera para o curso de Direito. “Temos expectativa de que dê certo”, disse o pai. Junto com eles veio o filho Gabriel, de 11 anos, que, acompanhando a movimentação de jovens buscando ingressar na UFSM, já soube dizer a carreira que pretende seguir daqui a alguns anos: “robótica”.
Já no auditório do Centro de Convenções, os candidatos – que precisaram fazer a habilitação online na segunda (13) e na terça-feira (14) – aguardavam com expectativa pelo início da chamada oral. Os amigos Lucas Noal, Marcelo Jornada e Augusto Militz, de Santa Maria, são colegas desde o colégio e compareceram juntos. Lucas tentava vaga para Ciências Contábeis, e Marcelo e Augusto, para Administração. “Sempre quis fazer esse curso”, disse Augusto.
A chamada oral reuniu candidatos de vários municípios. Merlin Martina Spörl veio de Agudo para tentar vaga em Contábeis. Na lista de espera para Educação Especial, Wenderson Oliveira veio de São Sepé, enquanto Renata Emiliano, de Alegrete, esperava entrar em Filosofia. Manoela Mayumi, de Santana do Livramento, candidata a Desenho Industrial, confessou nervosismo. “Ver tanta gente assim reunida assusta”, disse.
“Bem-vindos à UFSM”
Após a conferência dos sistemas e explicação do funcionamento do processo, o professor Jerônimo Tybusch, pró-reitor de Graduação, agradeceu aos participantes e deu as boas-vindas. “Bem-vindos à UFSM, uma das 10 melhores universidades do Brasil”, disse. Na sequência da exibição de um vídeo institucional, teve início a chamada oral, por cursos e por ordem alfabética. Sob aplausos, os chamados sem encaminhavam para o palco do Centro de Convenções para a etapa final.
![foto colorida horizontal mostra uma moça, cabelo longo castanho claro, blusa rosa, sorrindo e olhando para a câmera, enquanto uma mulher de cabelo preto, de costas, escreve com um batom em seu rosto "bixo adm"](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/03/IMG_0829.jpg)
Chamada oral oferece 2.017 vagas
A chamada oral segue até quinta-feira (16) no Campus Santa Maria e na sexta (17) e no sábado (18) será realizada nos campi fora de sede. No total, há 2.017 vagas em todos os cursos de graduação da UFSM para serem preenchidas. Cronograma, quadro de vagas e relação dos candidatos podem ser conferidos no site SiSU/UFSM.
A chamada oral é uma estratégia utilizada pela UFSM para otimização do preenchimento das vagas que restaram da chamada regular. A lista de espera é composta por pessoas que se inscreveram no SiSU e optaram por participar, mas que, pela pontuação obtida, não se classificaram para a primeira chamada do SiSU, a chamada regular.
Texto e fotos: Ricardo Bonfanti, jornalista da Agência de Notícias
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/03/IMG_0797.jpg)
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/03/IMG_0830.jpg)
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/03/IMG_0827.jpg)
0 Commentaires