Três grupos de estudantes da UFSM foram premiados na Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (EXPOCOM) Sul, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), que aconteceu dos dias 8 e 10 de junho, na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, no Paraná. Os ganhadores da UFSM fazem parte dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Editorial do campus sede e Jornalismo do campus de Frederico Westphalen.
O grupo de Publicidade e Propaganda (PP), do qual fazem parte Maria Eduarda Resch, Gilead Emanuel Batista Sinski, Vitória Morais e Roberta Knob, levou para o Expocom Sul o trabalho “Abrasileirando a Publicidade”, que foi produzido na disciplina “Criação em Publicidade”, ministrada pela professora Juliana Petermann e pelo orientando Amarinildo Osório, doutorando em Comunicação na UFSM. No trabalho, a equipe produziu um dicionário de publicidade em formato alternativo, de cartão postal, traduzindo os termos em inglês da publicidade para o português. Os estudantes foram premiados na categoria Publicidade e Propaganda – Mídia Alternativa.
O estudante Gilead Emanuel Batista Sinske, comentou que, inicialmente, não tinha grandes expectativas, mas que foi muito bom participar do Intercom e ter obtido o resultado, um reconhecimento de sua dedicação ao curso. “Eu não coloquei muitas expectativas para a premiação, queria mesmo participar do evento e também pude conhecer muitas pessoas de vários lugares, de várias universidades”. Maria Eduarda Resch Moreira, também contou que não tinha muitas expectativas mas que “foi muito boa a atmosfera quando eles receberam o prêmio e puderam ver os seus nomes sendo anunciados”.
Na categoria Reportagem em áudio/radiojornalismo, as alunas do curso de Jornalismo de Frederico Westphalen, Joana Kraemer, Camila Amorin e Laura Borin, ganharam a premiação com o trabalho “Vamos falar sobre remição penal?: reportagem sonora sobre a importância das atividades educacionais como instrumento de ressocialização”, que teve como orientadora a professora Mirian Quadros. A reportagem está disponível no Spotify.
A estudante Joana Kraemer, conta como foi estruturar o trabalho: “a realização desse trabalho foi extremamente gratificante. A nossa pauta foi sobre a remição penal através da educação no Presídio Estadual de Frederico Westphalen. Era uma pauta muito sensível e delicada e conseguimos reliza-la”. A discente ainda diz que ganhar a Expocom foi incrível pois é o reconhecimento de um trabalho muito especial. “Foi muito importante ganhar, tanto pela atualidade da pauta quanto pela visibilidade que ela merece. É um jeito muito bonito de terminar a graduação”, cita Joana.
Os estudantes de Produção Editorial, Charles William Cordeiro de Pinho e Igor Vianna Bianchin ganharam na categoria Edição de Livros (Avulso) com o Livro: “Milne – Um diálogo às margens de si mesmo”, projeto que teve como orientação a professora Marília de Araújo Barcellos. O livro é uma uma narrativa ficcional baseada em fatos biográficos, onde o personagem principal dialoga consigo mesmo ao longo de vários momentos de sua vida, permitindo-lhe explorar suas dores, revoltas, frustrações, inseguranças e aprendizados.
Charles afirma que foi muito gratificante estar presente no evento e conseguir acompanhar toda a programação. Sobre a vitória na Expocom, Igor comenta que “a sensação de ganhar é muito boa, pois coroa todo o trabalho de um semestre que foi cansativo mas que deu muito resultado”. Os dois estudantes ainda asseguraram que as expectativas para a próxima fase são muito boas e que esperam, também, conhecer mais do trabalho de outras pessoas.
Próxima etapa
Os trabalhos que foram finalistas concorrem, agora, na etapa nacional que será disputada em Belo Horizonte, durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O evento será híbrido, tendo uma etapa remota, realizada entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023, e uma etapa presencial , entre os dias 05 e 08 de setembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas, em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.
Expocom
O Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) busca valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de graduação ou superior tecnológico e que estão ligados à área de comunicação. Os trabalhos produzidos devem se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação.
Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista
0 Commentaires