Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

CGUB discute possibilidade de intercâmbio com Universidade de Langfang na província de Hebei

Universidade de Langfang foi o local de encontro para discussão de novas parcerias acadêmicas e culturais (Foto: Júlio Rodriguez)

A missão da comitiva brasileira na China segue trazendo bons resultados e novas parcerias. Agora, brasileiros e chineses discutem as possibilidades de intercâmbio cultural e acadêmico entre os países e instituições. Do lado brasileiro, há 18 universidades ligadas ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), incluindo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Do lado chinês, a gestão da Universidade de Langfang, que recebeu os brasileiros que estão em missão no Oriente desde o dia 26 de junho. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (3) na cidade de Langfang, pertencente à província de Hebei, perto de Pequim.

O estudo do português brasileiro e o contato com a cultura brasileira estão entre os interesses não só da Universidade de Langfang, mas também de outras instituições chinesas. Existe também uma inclinação para parcerias no campo acadêmico entre instituições dos dois países.

Pela UFSM, participam da missão à China o reitor Luciano Schuch e os professores Paulo Bayard e Júlio César Cossio Rodriguez, da Secretaria de Assuntos Internacionais.

Experiência cultural

Comitiva realizou visita ao Centro de Patrimônio Intangível (Foto: Júlio Rodriguez)

Durante a primeira semana em que estiveram na China, os representantes brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, da história e das tradições orientais. Entre os lugares visitados estão fábricas de porcelana e os Centros de Patrimônio Intangível da Universidade de Xangai e da Universidade Normal de Hebei. O grupo também pode participar de uma oficina de escrita milenar chinesa, como o desenho de ideogramas em mandarim na Universidade Normal de Hebei.

Agenda em Pequim

A comitiva brasileira ligada ao GCUB deve se encontrar, nesta terça (4), com representantes do instituto chinês voltado para a difusão do mandarim e da embaixada do Brasil na China. Na capital chinesa, o grupo deve visitar a Academia de Ciências Sociais da China e a Universidade Normal de Pequim.

Expediente da cobertura

Texto: Maurício Dias
Edição: Mariana Henriques
Fotografias: Júlio Rodriguez e GCUB
Design: Daniel De Carli e Estevan Poll
Mídia Social: Laura Hartmann e Débora Dalla Pozza (UniFM)
Produção e apresentação do Editoria 107.9: Gilson Piber
Edição de áudio e vinhetagem: Rodrigo Santiago e Jonathan Ferreira
Operação de áudio: José Carlos Quartiero

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires