Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Filosofia UFSM receberá especialista em história das mulheres para palestra e minicurso 

Onde estão as mulheres na história e para que serve a história das mulheres? Para contribuir com o debate e recontar a história a partir de uma perspectiva feminina, o curso de licenciatura em Filosofia da UFSM receberá, nos dias 18 e 19 de setembro, a doutora em História (UFPE/UÉvora) Suzana do Nascimento Veiga. Ela estará na universidade para ministrar uma palestra e um minicurso, com inscrições gratuitas e limitadas, disponíveis no link.

O minicurso “Na história e na literatura: pensando uma cultura feminina a partir das margens no Ocidente” ocorrerá nos dois dias das 9h às 12h, na sala 2323 do prédio 74A. Entre os assuntos que serão abordados por Suzana estão como as mulheres usaram a linguagem e a literatura como resistência ao silenciamento e como construíram uma “contracultura” a partir das margens. A especialista também irá explicar de que maneira as mulheres elaboraram novas possibilidades de sociedade, novas formas de vida e paradigmas a partir da literatura e, especialmente, da ficção especulativa. “Neste sentido, é importante saber como precisamos lançar novos olhares sobre alguns momentos históricos, para entendê-los como backlash a organização e a resistência das mulheres”, discorre a historiadora.  

Para a palestra, marcada para as 17h do dia 18 de setembro, também na sala 2323 do prédio 74A, Suzana irá apresentar novos olhares sobre a colonização do Brasil e como a história das mulheres é fundamental para entender a formação do país de uma perspectiva renovada. Ainda irá explicar como o patriarcado brasileiro começa a se construir a partir dessa colonização e como podemos enxergar a condição das mulheres brasileiras atualmente, pela perspectiva dessas estruturas de dominação estabelecidas desde o século XVI. Sua fala ainda indicará quais foram as mulheres que interpretaram esse Brasil e foram silenciadas, como Lélia Gonzalez e Heleieth Saffioti. 

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires