Recentemente, o professor Érico Marlon de Moraes Flores participou de congresso internacional na área de ultrassom aplicado para reações químicas. O 5th Meeting of Asia-Oceania Sonochemical Society – 5th AOSS (Encontro da Sociedade da Ásia-Oceania de Sonoquímica) é o maior congresso mundial nessa área e foi realizado de 28 a 30 de setembro na cidade de Warangal, Índia. Esse evento contou com a participação dos mais destacados cientistas que trabalham na área de sonoquímica na Ásia e Oceania. Além do Brasil, pesquisadores de mais de 10 países, incluindo Austrália, Inglaterra, Japão e Alemanha, ministraram palestras.
Érico teve sua contribuição científica reconhecida internacionalmente, sendo o primeiro pesquisador brasileiro na área de sonoquímica a ser convidado a apresentar uma conferência plenária nas edições da AOSS. Ele apresentou a conferência “Demulsification of Crude Oil using Ultrasound“, acerca dos resultados recentes no uso de sistemas avançados de ultrassom para a desemulsificação de petróleo, mostrando os avanços mais recentes e a contribuição da UFSM nesta área.
Érico também foi convidado para ser membro do Comitê Científico Internacional do AOSS, sendo que recentemente foi reconduzido como membro do Conselho da European Society of Sonochemistry (único pesquisador sul-americano a ter assento nesse conselho).
Segundo Érico, o convite para apresentar os trabalhos desenvolvidos por seu grupo de pesquisa, assim como a distinção por fazer parte de um conselho de uma comunidade científica de grande relevância, contribui para o aumento da visibilidade internacional da UFSM e mostra a importância dos trabalhos realizados nos programas de pós-graduação nos quais o professor orienta nas áreas de Química e de Engenharia Química.
Érico Flores é pesquisador dos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da UFSM e o atual coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industrias e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM. Atualmente, Érico também é o coordenador nacional do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos da Farmacopeia Brasileira (ANVISA), membro do Conselho Superior da FAPERGS, “fellow” da Royal Society of Chemistry e membro associado eleito da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).
Foto: Arquivo pessoal
0 Commentaires