No sábado (13) aconteceu a prova do PSS 1 e neste domingo (14), ocorre o segundo dia e último dia do Vestibular de Verão da UFSM. Na ocasião do retorno das modalidades de ingresso, a Universidade registrou 13.143 candidatos inscritos para ambas as provas, que aconteciam em 12 cidades. Além de Santa Maria, cidades como Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) receberam o Vestibular e o Processo Seletivo Seriado (PSS) 1. Já Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana receberam apenas o PSS, destinado aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio.
Rede de colaboração
O Pró-Reitor de Graduação Jerônimo Tybusch explica que esse movimento advém de uma construção de uma rede de colaboração, que vai desde escolas da rede estadual até outras universidades. “Vários lugares que gentilmente estiveram conosco, participaram do nosso edital e colaboraram”, expressa o gestor. Jerônimo ainda coloca que não houve ocorrência nos locais e que todas as salas possuem ar-condicionado. São 11 equipes da UFSM que saíram para as cidades de fora, conta o pró-reitor, indo desde o coordenador de prédio ao motorista.
Em relação à escolha de cidades para a realização das provas, Jerônimo conta que se considerou as mesorregiões do estado e as capitais da Região Sul, em decorrência ao fato da UFSM ser uma universidade federal, o que impacta em sua abrangência. Ademais, a importância de aplicar as provas em mais lugares está no compromisso da UFSM enquanto universidade federal e inclusiva: “que consigamos percorrer com uma tranquilidade maior as regiões do estado do Rio Grande do Sul e também Santa Catarina e Paraná, em face desse nosso caráter, para alcançarmos toda a região Sul”, expõe.
Já na questão da logística, a expectativa é de que até segunda (15) retornem as provas dos lugares mais distantes, como Florianópolis e Curitiba. Para as demais cidades do estado, o retorno acontece ainda hoje; as provas aplicadas sábado (13) já retornaram.
Vivências compartilhadas
Em Florianópolis, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu os vestibulandos. No total, foram 454 inscritos. A professora Vânia Costa, representante da UFSM no local, conta que a equipe de organização está acostumada a receber concursos e por isso estava muito preparada. Além disso, acredita que Florianópolis é uma cidade com histórico de egressos da UFSM. Ela também explica que as provas foram armazenadas em um local seguro dentro da própria UFSC, com a aplicação para os vestibulandos sendo no prédio do Centro Socioeconômico, onde contou com total apoio do professor Filipe José Dias, experiente no processo de concursos, e cerca de 40 membros da equipe de fiscais, limpeza e vigilância.
Por sua vez, o campus de Frederico Westphalen obteve 627 inscrições entre vestibulandos e estudantes do 1º ano do Ensino Médio. As provas ocorreram bem, os fiscais não relataram problemas e candidatos relataram não ter dificuldades quanto à organização. Ainda, o diretor da unidade, professor Braulio Otomar Caron, destacou o planejamento e a organização das equipes para uma eficiente aplicação do exame.
Em Cachoeira do Sul, o número de inscritos foi de 693 para as duas seleções. Conforme o vice-diretor do campus, Giovani Zabot, tudo ocorreu conforme a normalidade, com as salas climatizadas – tendo em vista as altas temperaturas externas. “Tivemos candidatos que já começaram a sair a partir de 1h de prova, mas a maioria acabou usando todo o tempo que tinham direito”, relata o gestor. Também não houve transtornos no trânsito e no estacionamento.
Texto: Gabrielle Pillon, estudante de jornalismo
Foto capa: Beatriz Vieira
Edição: Mariana Henriques, jornalista
0 Commentaires