Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Professor Edemur Casanova é o homenageado do Destaque Cultural da UFSM neste ano

Edemur receberá reconhecimento como Destaque Cultural da UFSM (Foto: arquivo pessoal)

O docente e artista visual Edemur Casanova é o homenageado da edição de 2024 do Destaque Cultural. Edemur foi professor titular do curso de Artes Visuais, que completa 60 anos em 2024, além de diretor do Centro de Artes e Letras (CAL) de 2002 a 2010. Atuou principalmente nas áreas de arte contemporânea, design para estamparia, ensino de artes e design têxtil. 

Natural de Penápolis (SP), o artista possui graduação em licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade de Ciências e Letras de Penápolis, e mestrado, doutorado e pós-doutorado em Artes Plásticas pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Em 2009, publicou o livro “Pirâmides do Tempo”, pela editora Palloti, sobre suas experiências em viagens pelo mundo. Realizou várias exposições de seus trabalhos, inclusive em Paris, como “Arte-Erotismo-Tecnologia”, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm) e no Espaço Sociocultural – Teatro CIEE em São Paulo, e “Tu me olhas e Eu te Olho” na Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

Em 2023, a homenageada foi a professora Alzira Guaraldi Severo, docente aposentada do curso de Música. Alzira também foi diretora do Centro de Artes e Letras, de 1986 a 1990, e uma das criadoras do Festival Internacional de Inverno da UFSM. A ideia é que o Prêmio ocorra anualmente no mês de agosto, por conta das comemorações do Mês da Cultura de Santa Maria, mas a edição de 2024 teve que ser adiada e será realizada no dia 9 de outubro.

O Destaque Cultural foi criado em 2023 pela Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), como uma forma de homenagear pessoas que contribuíram para a promoção e o desenvolvimento da cultura. A coordenadora de Cultura e Arte, Vera Vianna, explica que o Prêmio é uma forma de homenagear os profissionais que precederam e valorizar o passado. “É uma maneira de reconhecermos e valorizarmos a trajetória daqueles que se dedicaram ao ensino e à produção artística e cultural na UFSM, que deixaram um legado único, que influenciaram a formação de novos profissionais e que fizeram a diferença”, comenta Vera.

 

 

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires