No dia 22 de novembro, ocorrerá o evento intitulado “Gibi em debate”, organizado pelo grupo de pesquisa Oficina de Escrita, História em Quadrinhos e Tradução (GPOQT) da UFSM, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). O objetivo é promover o conhecimento do contexto de trabalho com quadrinhos no Brasil a partir de uma interlocução entre editoras, autores da área e público.
O evento iniciará às 9h30, na Biblioteca Central da UFSM, com a oficina de criação de zines com Diego Gerlach, autor e artista gráfico natural de São Leopoldo. A oficina tem como público-alvo estudantes de ensino médio de escolas públicas, maiores de 15 anos, e será realizada apenas a partir de inscrição por este formulário até o dia 18 de novembro, com capacidade máxima para 30 pessoas.
Na parte da tarde, às 14h, na antiga Reitoria (sala 111), haverá uma conversa com duas editoras gaúchas de histórias em quadrinhos sobre a produção de livros hoje, no contexto pós-grandes chuvas: Iriz Medeiros, da Hipotética, e Samanzuca, da Brasa. Na sequência, acontecerá o debate sobre as lutas do povo negro, em memória do Dia de Zumbi dos Palmares, com o muralista, grafiteiro e quadrinista Braziliano e o historiador, arqueólogo e museólogo diretor do Museu Comunitário Treze de Maio João Heitor Silva Macedo. A tarde terminará com o lançamento do livro em quadrinhos “Valongo”, roteirizado pela pesquisadora Silvana Jeha e ilustrado pelo santa-mariense Braziliano.
Às 19h, no Gárgula (Rua Floriano Peixoto, 843), o evento se encerrará com o “Rock’n Gibi”, com quatro autores lançando seus livros: “Sobreviventes da fronteira”, de Fred Rubim (Hipotética), “Alvorada dos corações macabros“, de Diego Gerlach (Pé-de-cabra), “Damasco“, de Lielson Zeni (Brasa) e “Edifício Celeste“, de Thiago Krening (Hipotética). Antes do lançamento, haverá bate-papo sobre música e história em quadrinhos.
Participantes da oficina e dos debates na antiga Reitoria receberão certificado. Todo o evento é gratuito e de livre participação, mas os interessados podem se inscrever com antecedência também por este formulário.
Mais informações pelo email gpoqt@ufsm.br.
Confira a programação completa no link.
0 Commentaires