Em alusão ao dia 28 de outubro, data na qual é celebrado o Dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSM (PROGEP) promoveu, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro, a Semana do Servidor. Realizada anualmente desde 2010, a Semana busca homenagear os servidores públicos, ativos e aposentados da Universidade, além de proporcionar momentos de reflexão, informação e integração.
Em parceria com a PROGEP, o planejamento desta edição contou com a coloração da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), a Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior da UFSM (Atens) e o Assistencial dos Servidores da Universidade Federal de Santa Maria (PASUFSM).
O coordenador de Ingresso, Mobilidade e Desenvolvimento (CIMDE) da PROGEP, Murilo da Silva Dornelles, explicou que as atividades propostas são idealizadas previamente a fim de organizar as unidades parceiras para o evento. “Sempre buscamos atividades voltadas ao servidor. Tentamos promover essa celebração por meio da cultura, do esporte, oficinas, palestras e renovar as atividades que já realizamos tradicionalmente, como o Encontro de Talentos”, descreve.
“Existe algo profundo em cada um de nós”
Em 2024, o Encontro de Talentos dos Servidores da UFSM chegou a sua 14º edição e aconteceu no Centro de Convenções do campus sede, na terça-feira (29). O local abre as portas para que os servidores da Universidade demonstrem habilidades dentro de um viés artístico. Neste ano, o evento contou com 14 apresentações ao total, sendo uma dança, uma canção performada pelo Coral PoliVozes, e mais 12 músicas. O espetáculo completo pode ser conferido pelo canal do Youtube do Núcleo de Educação e Desenvolvimento da UFSM.
A vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, esteve presente na abertura do espetáculo e destacou o valor da integração entre os servidores, tendo em vista a transição para uma realidade baseada no uso da tecnologia e pouco contato presencial. “ Eu penso que eventos como esse devem acontecer mais vezes para resgatarmos as relações, inclusive entre os servidores da UFSM”, argumenta. “O Encontro de Talento e a Mostra de Artes são grandes oportunidades de mostrar que existe algo profundo em cada um de nós”, acrescenta Martha sobre as atividades culturais.
A primeira apresentação ficou a cargo de Mara Rubia, professora aposentada da UFSM e Gustavo Duarte, professor de Educação Física da Universidade. Ao som de “Altar Particular”, música de Maria Gadú, a dupla performou a coreografia “Cicatrizes”, uma obra biográfica e autoral. “Nessa dança, queremos explorar questões de gênero, idade e sexualidade. Além de reforçar que todos podem dançar e, para isso, só precisam de um corpo”, explica Gustavo. A parceira de apresentação de Gustavo, Mara Rubia, foi responsável por idealizar e executar o curso de Dança Licenciatura na UFSM. “Essa obra traz às nossas vivências, nossos amores, nossas dores, e nós compartilhamos no palco”, explica Mara. Originalmente, a coreografia foi elaborada em homenagem ao aniversário de 10 anos do curso de Dança, celebrado em 2023.
Na sequência, o PoliVozes, cantou a música Stand By Me, do cantor norte-americano Prince Royce. O coral é um projeto de extensão vinculado ao Colégio Politécnico da UFSM desde 2015, mas atua ativamente desde 2019. O grupo é formado por alunos do Colégio, da comunidade de Santa Maria, e servidores ativos e aposentados da Universidade. “Esse momento é muito especial para a divulgação do nosso trabalho e ao mesmo tempo para estar vivenciando esse ambiente do Centro de Convenções”, comenta a coordenadora do grupo, Zelmielen Adornes de Souza.
Nas apresentações musicais, Franciele Machado e Nisiael Kaufman, servidoras no CTISM e na Pró-Reitoria de Extensão (PRE), respectivamente, performaram a canção “Lisboa”, de Anavitória e Lenine. Com apoio de Christian Vargas Dias no violão, as amigas contam que escolheram uma música que se encaixasse no tom de voz de ambas. “A minha filha nos apresentou a canção e nos apaixonamos pela melodia”, revela Nisiael. Em 2018, a dupla já tinha se apresentado no Encontro de Talentos dos Servidores da UFSM. “Nós éramos colegas no Colégio Politécnico e já cantamos aqui antes e amamos fazer isso”, acrescenta Franciele.
Mostra de Artes promove cultura e autocuidado
Ainda na terça-feira (29), antes das apresentações, o público pode visitar a Mostra de Artes dos Servidores, que aconteceu no hall do Centro de Convenções. A exposição trouxe pinturas, artesanato, fotografias e até técnicas baseadas na medicina chinesa e ocidental.
Mauro Cielo Rech é auxiliar de agropecuária no Colégio Politécnico e levou à exposição uma novidade: a oficina de Cinesiologia Touch for Health, voltada ao equilíbrio do corpo humano. “Essa técnica usa o teste muscular para fazer uma avaliação do físico e do emocional das pessoas. Nós pegamos o músculo e fazemos uma avaliação com base na forma que ele está se comportando. Avaliamos as dores físicas e traumas emocionais”, explica.
Mauro também oferece a oficina no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), um espaço vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e voltado ao ensino do autocuidado. É possível acompanhar as atividades do Laboratório pelo Instagram (@/lapicsufsm).
Em uma mesa lotada de bonecos feitos de crochê, também conhecidos como Amigurumis, a técnica administrativa em Educação no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), Marilene Dias do Nascimento expõe o seu trabalho elaborado no “Arte além do Ofício”, projeto que integra o Programa Movimenta da PROGEP, e reúne servidores ativos e aposentados da Universidade para o desenvolvimento de produtos artesanais. “Qualquer pessoa que se interessa em produzir artesanato manualmente pode se inserir no grupo. Hoje eu estou aqui com os meus produtos para representar o grupo, mas cada participante do desenvolve sua própria arte, da sua maneira”, conta.
Caminhando entre algumas pinturas expostas na Mostra, a bibliotecária da Biblioteca Central da UFSM, Débora Dimussio comenta sobre a sua arte. “Hoje estou expondo meus quadros pintados em MDF, com tinta acrílica. Eu simplesmente amo juntar as cores, meus quadros são muito diferentes entre si, alguns tem um grande planejamento e outros surgem de forma espontânea”, revela com um sorriso no rosto. As pinturas de Débora ficam expostas no segundo andar da Biblioteca Central. “Eu sempre pensei que a biblioteca precisava de um toque de cores, então fico feliz em saber que quando as pessoas circulam por lá, parte dessas cores surgem pela minha arte”, acrescenta.
Mais fotos das apresentações e exposições podem ser encontradas no site.
Semana do Servidor Público aconteceu em todos os campi
Além do tradicional Encontro de Talentos, os servidores puderam participar de palestras, oficinas, sessões no Planetário, visita ao Jardim Botânico, tour pelo Campus e almoço de integração. Os campi de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul também organizaram programações para integrar seus servidores.
Embora a semana tenha se encerrado, os servidores ainda poderão participar de outra atividade de integração. A 4° Copa dos Servidores da UFSM está com inscrições abertas desde o dia 29 de outubro, e vão até dia 17 de novembro. Os inscritos terão a oportunidade de praticar seis modalidades esportivas diferentes: vôlei, futebol, padel, beach tennis, ciclismo e corrida. As competições acontecerão entre 25 de novembro e 01 de dezembro. As inscrições podem ser feitas aqui.
Para acompanhar informações sobre futuras edições do evento, acompanhe o Instagram da PROGEP.
0 Commentaires