Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Acadêmicos e residentes da UFSM desenvolvem atividades em Unidade Básica de Saúde

foto colorida horizontal mostra um grande grupo de pessoas em círculo, fazendo exercícios de alongar os braços, em uma ampla sala iluminada
Grupo de atividades físicas é desenvolvido nas terças e sextas-feiras

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Social Urbano Maria Ribas De Nardin, no bairro Passo D’Areia, em Santa Maria, tem desenvolvido projetos com apoio de estagiários e residentes da UFSM. As ações são focadas em saúde mental, atividades físicas e jardinagem e horta, voltadas aos pacientes da região. 

A médica da UBS Ana Carla Agostini explica que o desenvolvimento de grupos para realizar essas atividades é focado na promoção em saúde e não apenas no tratamento de doenças. Além disso, ela destaca a possibilidade de realizar os grupos em virtude do apoio realizado pela Universidade, com os acadêmicos e materiais de atividades físicas concedidos pela UFSM.

Atividades diversas

O grupo Corpo em Sintonia, que realiza atividades físicas, é desenvolvido por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com estagiários de Fisioterapia e Educação Física. O grupo desenvolve atividades de mobilidade, alongamento e equilíbrio com pacientes da UBS nas terças e sextas-feiras.

O grupo Convivência Reviver, focado em saúde mental, conta com a participação de residentes e acadêmicos de Medicina e Enfermagem, que propõem atividades variadas, como artesanato e rodas de conversa. Os encontros são semanais.

Já o grupo que desenvolve jardinagem e horta planta e cultiva verduras e flores, em um espaço ao ar livre na UBS que permite contato com a natureza. Os encontros são quinzenais.

Participação de estudantes da UFSM

A vivência acadêmica e o estágio são períodos que possibilitam a inserção de acadêmicos nas atividades desses grupos na UBS, proporcionando uma integração mais ampla aos estudantes, que, fora da Universidade, complementam sua formação profissional. 

A acadêmica do 9º semestre de Enfermagem Cassiani Mello Gubiani relata que a sua experiência nos grupos da UBS foi muito rica e importante para o seu crescimento pessoal e profissional. Além da possibilidade de contribuir para a forma com que as pessoas enfrentam questões, como por exemplo a velhice, abordada no grupo de convivência com idosos.

“Fazíamos brincadeiras para tratar de assuntos relacionados ao envelhecimento e às patologias de pessoas idosas, fazíamos dinâmicas de competição, exercícios que trabalhassem o corpo e a mente, dentre outras atividades”, relata. 

Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Fotos: Divulgação
Edição: Ricardo Bonfanti

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires