![foto colorida horizontal de pessoas correndo em uma pista de atletismo, tendo ao fundo árvores e morros](https://www.ufsm.br/app/uploads/2024/12/foto-a-64-voltas.jpg)
Na manhã do sábado (14), mais de 300 pessoas estiveram na pista de atletismo da UFSM para celebrar o aniversário de 64 anos da Instituição, completados no próprio dia, no evento “64 Voltas na Pista Olímpica”. Comunidade acadêmica e população em geral participaram da atividade, que consistiu em uma corrida coletiva sem fins de competitividade com o objetivo de homenagear a Universidade.
A iniciativa foi organizada pelo Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS) e promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Foram quatro categorias: um atleta, correndo 64 voltas individualmente, totalizando 25,6km; dois atletas, cada um correndo 32 voltas e 12,8km; quatro atletas, cada um correndo 16 voltas e 6,4km; e oito atletas, cada um correndo oito voltas e 3,2km.
O professor do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) Luiz Fernando Cuozzo Lemos, que coordena o NIEEMS, revela que proposta inicial era diferente: “No começo, a ideia era que as pessoas corressem uma quantidade de voltas que, somadas, dariam os dias de existência da
Universidade, que passam de 23 mil. Como isso seria um pouco difícil de alcançar, fomos reduzindo e chegamos às 64 voltas para podermos fazer também um revezamento, que assim fica acessível para todo mundo. O evento superou todas as expectativas”, destacou o docente.
A advogada Clarissa Lemos, que não tem vínculo com a UFSM, corre desde o início de 2023 e participou da categoria que envolve oito atletas. Ela conta que descobriu a existência da iniciativa através de um amigo e logo começou a procurar pessoas para “dividir as voltas”. Esta
foi a primeira vez dela praticando uma atividade na pista atlética da Instituição.
“A corrida, para mim, é uma terapia e um desafio pessoal. Eu procuro manter a frequência de correr três vezes por semana na companhia de algumas amigas. Esse evento foi maravilhoso, eu eu adoro o ambiente esportivo, de competição. É muito saudável. Estou muito feliz também por
ter conseguido trazer um grupo para participar e, ainda, prestigiar a UFSM, que é um lugar maravilhoso, e usufruir da Universidade”, contou Clarissa.
![foto colorida horizontal de um rapaz em primeiro plano correndo em uma pista de atletismo, com arquibancada de tom escuro ao fundo. Ele veste roupa preta com vermelho](https://www.ufsm.br/app/uploads/2024/12/foto-b-64-voltas.jpg)
“A UFSM é uma segunda casa pra mim”
Os acadêmicos de Medicina Rubens Candido e Pedro Beber estiveram presentes no evento de celebração aos 64 anos da Instituição com a missão de representar a associação atlética do curso. A decisão de fazer parte da atividade se deu uma vez que já praticam a modalidade, com o grupo. “Participamos de competições da Região Sul, somos uma equipe que treina bastante e é apaixonada pelo esporte”, explicou Beber.
O estudante, natural de Panambi e corredor há um ano e meio, define o evento: “Foi incrível. É muito legal participar para a gente valorizar as atividades que a UFSM promove, motivar os alunos da Universidade e os atletas de Santa Maria, além de valorizar o esporte. A UFSM é uma segunda casa pra mim. Acredito que para todo gaúcho estudar aqui é um sonho. Para mim, estudar aqui é a realização de um sonho”.
Candido, que soma dois anos de bagagem na modalidade, salienta: “Eu não sou de Santa Maria, nasci em São Paulo, e eu gosto muito daqui.
Fui muito bem acolhido quando cheguei, gosto muito de Santa Maria. É bem importante comemorar essa marca que a Universidade está completando”.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2024/12/GUSTAVO-DAMASCENA-1.jpg)
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2024/12/GUSTAVO-DAMASCENA-8.jpg)
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2024/12/GUSTAVO-DAMASCENA-12.jpg)
Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gustavo Damascena, estudante de Produção Editorial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti
0 Commentaires