![foto colorida horizontal de sete pessoas alinhadas lado a lado olhando pra câmera, logo atrás uma lavoura verde, ao fundo céu claro com nuvens](https://www.ufsm.br/app/uploads/2025/01/bbfdec67-ddb8-4749-a102-fdbd656c3c62.jpeg)
Este projeto, que no Brasil é liderado pelos pesquisadores da Equipe FieldCrops da UFSM, tem como objetivo identificar a diferença de rendimento de potássio nos principais sistemas de cultivo do mundo. Para isso, estão sendo conduzidos concomitantemente experimentos com o mesmo protocolo em quatro países – Brasil, Estados Unidos, Argentina e China -, por meio da união entre as principais universidades de Agronomia do mundo, as quais trabalham em prol da sustentabilidade.
Durante as avalições, o pesquisador Patricio Grassini parabenizou a UFSM e a Equipe FieldCrops por liderar este trabalho no Brasil e estar participando de uma rede global de produção sustentável. Já o professor Alencar Zanon agradeceu à Universidade de Nebraska, uma das mais qualificadas universidades de Agronomia norte-americanas, pela colaboração e por confiar no trabalho e receber os estudantes da UFSM nos Estados Unidos.
O aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) e integrante da Equipe FieldCrops Darlei Michalski Lambrecht ressalta que pesquisas como estas são fundamentais para gerar dados robustos e de confiança, que irão auxiliar os produtores nas tomadas de decisão em suas lavouras.
Foto: Divulgação
0 Commentaires