Passou pelo hall do prédio 7 do Centro de Tecnologia da UFSM e se deparou com algo inusitado? Afinal, encontrar um carro sujo de barro dentro de um edifício da Universidade pode parecer estranho, mas, para os estudantes familiarizados com os projetos que representam o CT-UFSM na SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), a presença do veículo no campus simboliza mais um capítulo de conquistas para a equipe. A Bombaja voltou da 30ª Competição Baja SAE Brasil, realizada de 26 a 30 de março, em São José dos Campos, São Paulo, com três troféus e diversos destaques positivos dessa etapa nacional.
O projeto desenvolve protótipos off-road – veículos projetados para terrenos sem pavimentação, calçadas ou fácil acesso – e conquistou o 5º lugar geral no Baja Sul 2024, etapa classificatória para a fase nacional. O BJ20 4×4, protótipo totalmente inédito, estreou na competição e passou por aprimoramentos e testes para alcançar o melhor desempenho possível na Baja Nacional 2025. Sua principal inovação em relação aos modelos anteriores é a traseira removível, projetada para facilitar a manutenção e a montagem do veículo, além do sistema de transmissão por corrente e da caixa de duas marchas.
Os três troféus conquistados pela equipe na competição foram: 1º lugar em Elétrica e Eletrônica, 2º lugar em Apresentação Projeto Dinâmico (APD) e 3º lugar na prova de Super Prime. Esses resultados representam feitos históricos para o time, com exceção do troféu de Super Prime, já vencido anteriormente pelo protótipo BJ20 4×2, que alcançou o 1º lugar no nacional de 2024.
Além disso, o desempenho nas provas de projeto também foi expressivo. Dentre as 58 equipes participantes, a Bombaja conquistou o 3º lugar em Powertrain, 5º lugar em Cálculo Estrutural, 11º em Suspensão e Direção, 5º em Freios, 15º em Design, 21º em Gestão e 9º em Negócios. Já nas provas dinâmicas, a equipe garantiu o 6º lugar em Frenagem e o 4º em Manobrabilidade, fechando a classificação em 2º lugar e assegurando uma excelente posição de largada no Enduro, onde finalizou em 9º lugar, completando 49 voltas.
Profissionalismo e maturidade
Participar da etapa nacional foi uma experiência marcante para os integrantes da Bombaja, especialmente para aqueles que acompanharam de perto a evolução do projeto. Bernardo Guimarães, estudante do Colégio Técnico Industrial (Ctism) e membro do sistema de freios da equipe, destacou o orgulho pelas colocações conquistadas.
“Foi incrível! Destaco nossas colocações, como o 6º lugar na prova de frenagem e o 5º lugar na prova de projetos de freios. Mas também as conquistas de outros subsistemas, como o de elétrica e eletrônica, no qual pude ver a evolução do projeto até o primeiro lugar nacional. Colocações tanto em projeto quanto em provas dinâmicas demonstram o profissionalismo da equipe e a maturidade do nosso projeto”, comentou.
Adriano Oliveira, estudante de Engenharia de Controle e Automação, complementa Bernardo e enfatiza: “Três anos atrás, eu ia para minha primeira competição nacional mal sabendo o circuito de proteção e de luz de freio. Hoje, junto à minha equipe, consigo ser campeão nacional em Apresentação de Projeto de Elétrica. Agradeço a todos os membros antigos que, de certa forma, nos passaram o conhecimento suficiente para seguir com o projeto. Agradeço também a todas as pessoas que me apoiaram e sabem o quanto esse título significa para nós — e muito para mim! A Bombaja sempre foi e sempre será referência em elétrica e eletrônica, e hoje podemos afirmar que a melhor elétrica do Brasil está dentro da UFSM e pertence à gigante Bombaja-UFSM!”
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