No dia 14 de maio, pesquisadores da UFSM realizaram uma missão de inspeção de campo em atendimento a uma demanda da Base Aérea de Santa Maria (Basm), integrante da Força Aérea Brasileira (FAB). A equipe da universidade conduziu a inspeção e os ensaios em campo de um transformador trifásico de médio porte que alimenta o estande de tiro de aviação de Saicã, localizado na zona rural de Cacequi. Trata-se de uma estrutura estratégica, utilizada pelos esquadrões de caça da FAB para instrução de pilotos em missões de ataque ao solo e reconhecimento aéreo.
Na ocasião, os pesquisadores da UFSM foram transportados em voo da FAB, em aproveitamento de missão, durante voo de instrução realizado com a aeronave Cessna 208 Caravan (bastante conhecida pela comunidade universitária devido aos seus voos frequentes nas proximidades do campus da UFSM), na companhia de militares do Esquadrão de Infraestrutura da Basm, responsáveis pela manutenção do local.
A UFSM e a FAB vêm estreitando seu relacionamento em diversas áreas, e esta missão é mais um exemplo de como a universidade pode contribuir também em questões técnico-operacionais, permitindo que a Força Aérea concentre seus esforços em sua missão constitucional de garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro.
A equipe da universidade foi composta pelo professor Marcelo Zanetti, do Departamento de Eletrônica e Computação, e pelos engenheiros eletricistas João Perin e Mateus Stochero, do Instituto de Energia e Mobilidade (IEM), anteriormente conhecido como Instituto de Redes Inteligentes (Inri). Ambos são engenheiros formados pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFSM e atualmente mestrandos em Engenharia Elétrica, sob a orientação do diretor do CT, professor Tiago Bandeira Marchesan, docente do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência.
“Realizar meu primeiro voo com a Força Aérea Brasileira já teria sido, por si só, uma experiência marcante. No entanto, a oportunidade tornou-se ainda mais enriquecedora ao representar o Laboratório de Alta Tensão do IEM durante a inspeção de um transformador. Embora o laboratório já possua acreditação junto ao Inmetro para a realização de ensaios em transformadores, essa foi a primeira vez que participamos de uma inspeção em campo. Foi extremamente gratificante contribuir para o reconhecimento das atividades do laboratório e colaborar com as ações da UFSM além do campus”, avalia Stochero.
“Sempre tive admiração pela atuação da Basm, e poder contribuir, por meio da UFSM, utilizando os conhecimentos adquiridos na universidade, foi muito gratificante. Além disso, conhecer de perto a estrutura da Base foi, no mínimo, emocionante”, complementa Perin.
O professor Marcelo Zanetti destaca ainda que a FAB tem investido na formação dos futuros engenheiros do CT, com a doação de aeronaves e materiais aeronáuticos para o acervo do Hangar Aeroespacial da UFSM. Segundo ele, “é uma honra ver engenheiros formados pela universidade já retribuindo a confiança da Força Aérea em nossa instituição”.
0 Commentaires