No último sábado (24), em San Javier (na província de Santa Fé, na Argentina), foi realizada a entrega de resultados e premiação do maior campeonato de sustentabilidade de arroz irrigado das Américas, o campeonato Rice Money Maker – Safra 2024/2025. O evento, que conta com produtores da Argentina, Paraguai e dos três estados que mais produzem arroz no Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), tinha como objetivo principal promover a interação entre produtores e técnicos, bem como compartilhar conhecimentos e experiências provenientes dos diferentes países participantes do campeonato.
O foco do evento foi entender a interação da ecofisiologia e do manejo para melhorar a gestão dos recursos no cultivo de arroz, destacando as lacunas de rendimento das lavouras de arroz na Argentina, Brasil e Paraguai. O professor da UFSM Alencar Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops, apresentou o tamanho da lacuna de produtividade e quais são os principais fatores que estão impedindo os produtores de produzir mais. Além disso, a coordenadora do campeonato, Camille Flores, concedeu a premiação nos pilares ambientais, econômicos e sociais, bem como os grandes campeões em sustentabilidade. O grande campeão em sustentabilidade vem da cidade de Torres, no litoral gaúcho. É a Agropecuária Munari; em segundo lugar, ficou Gabriel Munari.
Um dos principais insights do campeonato foi a evidência de que o arroz produzido de maneira sustentável deve ser reconhecido. Por isso, produtores com eficiência produtiva acima de 70% receberam o Selo de Sustentabilidade Safe Rice, certificado pela UFSM.
Doutoranda em Agronomia pela UFSM, Camille Flores enfatizou a importância desse projeto, que na sua opinião está revolucionando a produção de arroz na América Latina. Ela agradeceu a todos os colaboradores e destacou que uma abordagem focada na eficiência produtiva e no uso eficiente de recursos é fundamental para aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade e rentabilidade.
Já o professor Alencar destacou que é necessário aumentar a produção de alimentos para garantir a segurança alimentar, de maneira sustentável. No entanto, isso será possível através de um bom diagnóstico de manejo, com dados oriundos de trabalhos de produtores e metodologias de indicadores de sustentabilidade baseados em ciência.
O coordenador do Rice Money Maker Argentina, professor Cesar Quintero, destacou a importância da grande colaboração entre a UFSM e a Universidad Nacional de Entre Ríos, que já é de longa data, união que possibilita o avanço na ciência, na formação de recursos humanos e na interação entre produtores, técnicos e alunos dos dois países.
Texto: Equipe FieldCrops
0 Commentaires