De 14 a 19 de julho, foi realizado o 50th IUPAC World Chemistry Congress (50º Congresso Mundial de Química da União Internacional de Química Pura e Aplicada – IUPAC), em Kuala Lumpur, na Malásia. O evento contou com mais de 3 mil participantes de diversos países. Representando a UFSM, os professores Érico Flores e Paola Mello, do Departamento de Química, foram os únicos pesquisadores brasileiros convidados a ministrar palestras no congresso. Eles apresentaram resultados de pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade.
No dia 15 de julho, o professor Érico proferiu a palestra “How efficient can be digestion systems using diluted acids for the determination of REE and toxic elements in edible insects by ICP-MS?” (Quão eficientes podem ser os sistemas de digestão com ácidos diluídos para a determinação de REE e elementos tóxicos em insetos comestíveis por ICP-MS?). A apresentação abordou os avanços recentes e o estado da arte na determinação de elementos críticos, especialmente os chamados elementos terras-raras, por meio de técnicas de espectrometria de massa.
Já no dia 17 de julho, a professora Paola apresentou a palestra “Food waste valorization using alternative strategies: case study at UFSM, Brazil” (Valorização do desperdício de alimentos utilizando estratégias alternativas: estudo de caso na UFSM, Brasil), durante o simpósio “PhosAgro/UNESCO/IUPAC Symposium Green Chemistry: Experiences and Opportunities for Co-operation for Sustainable Future”. Ela detalhou a evolução de um projeto financiado pelo consórcio PhosAgro-IUPAC-UNESCO, voltado à promoção da Química Verde para a Vida.
O projeto apresentado resulta de uma parceria entre o Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA) e o Grupo de Pesquisas 3i, dos PPGs em Química e em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA), este último em colaboração com o professor Juliano Barin e com o Restaurante Universitário da UFSM. A iniciativa investiga estratégias para o reaproveitamento de sobras da produção de alimentos, com o objetivo de obter compostos químicos de valor agregado.
Ainda durante o congresso, em 17 de julho, Érico coordenou a sessão de Química Analítica e Forense, que debateu os principais avanços na determinação de elementos tóxicos e suas aplicações em investigações criminais. No dia 18, Paola participou da reunião do consórcio PhosAgro-IUPAC-UNESCO, com os pesquisadores premiados ao longo dos anos (Meeting of PhosAgro/UNESCO/IUPAC grantees). A atividade teve como tema “Recommendations on the empowerment of young scientists and the use of their talents for promoting green chemistry and the sustainable development” (Recomendações sobre o fortalecimento de jovens cientistas e o uso de seus talentos para promover a química verde e o desenvolvimento sustentável), e contou com mesa-redonda e debate para a formulação de diretrizes voltadas à atuação de pesquisadores na área.
Para Érico, os convites frequentes recebidos por docentes do PPGQ para palestrar em eventos internacionais de grande porte evidenciam a visibilidade e o reconhecimento do trabalho desenvolvido na UFSM. Já a professora Paola destacou que “é uma excelente oportunidade de conversar com pesquisadores renomados do exterior e estreitar os laços para futuras cooperações científicas e de inovação, o que contribui para a melhoria das ações de internacionalização da UFSM”.
0 Commentaires