Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

4ª janela de ingresso na pós-graduação da UFSM terá vagas em três novos cursos de doutorado

Três novos cursos de doutorado estão sendo implementados pela UFSM no segundo semestre de 2025: Agronomia, Agricultura e Ambiente (primeiro doutorado no Campus Frederico Westphalen); Economia e Desenvolvimento; e Ciências do Movimento e Reabilitação. A conquista é resultado do empenho das equipes dos respectivos cursos e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

As inscrições para os cursos de doutorado da Instituição, incluindo os três novos, estarão abertas de 11 a 25 de agosto, por meio da 4ª Janela do Edital 065/2024 da PRPGP.

A divulgação das vagas disponíveis e do cronograma interno dos cursos está prevista para a próxima sexta-feira (8), na página do edital.

Conheça mais sobre cada um dos novos doutorados da UFSM:

Agronomia, Agricultura e Ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Agricultura e Ambiente (PPGAAA), que tem em seu nome o dueto “agricultura e ambiente”, foca em formar cientistas qualificados e capacitados em compreender as técnicas de manejo e conservação do solo; conduzir sistemas de manejo fitossanitários pautados na sustentabilidade econômica e ambiental; conduzir sistemas produtivos alternativos, como os agroflorestais; desenvolver cultivares de culturas alternativas para alimentação animal, cobertura de solo, rotação de cultura e produção de grãos; dentre outros.

Segundo o coordenador do curso, Marcos Toebe, muito ainda precisa ser feito para garantir a sustentabilidade do sistema de produção, principalmente com a permanência dos produtores e suas famílias no meio rural. Assim, é fundamental a formação de profissionais qualificados, incluindo doutores, para o desenvolvimento de pesquisas, bem como a atuação no mercado de trabalho como consultores, os quais poderão, de forma efetiva, auxiliar na tomada de decisões, buscando sempre o desenvolvimento e a qualidade de vida, produzindo com sustentabilidade e respeito ao ambiente.

O curso de mestrado do PPGAAA já atua na região, e a proposta para o curso de doutorado – o primeiro do Campus Frederico Westphalen – é continuar nos mesmos moldes e trabalhar para melhorar ainda mais a relação de suas pesquisas com o ambiente, o que o torna estratégico para o desenvolvimento regional e nacional.As linhas de pesquisa são “Tecnologia, melhoramento e a relação com o ambiente em sistemas de produção” e “Recursos agrícolas nos sistemas de produção”. Para a primeira turma há a previsão de oferta de 13 vagas.

Economia e Desenvolvimento

O Programa de Pós-Graduação em Economia & Desenvolvimento (PPGE&D), vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), objetiva promover o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de capitais intelectuais no âmbito da área de Economia, mediante o oferecimento dos cursos de pós-graduação, assim como com a construção e difusão do conhecimento em sua área de atuação.

Com o novo curso de doutorado em Economia e Desenvolvimento, os objetivos específicos são: formar profissionais com capacidade de elaboração de análises nacionais, regionais e locais, a fim de propor estratégias alternativas de desenvolvimento; despertar no egresso, à luz de uma formação teórica e metodológica plural, o interesse pela pesquisa na área de economia e desenvolvimento, por atividades de inserção social relevantes para processos de desenvolvimento em suas dimensões econômicas, sociais e ambientais; formar profissionais com capacidades de docência nas temáticas de economia e desenvolvimento; aprimoramento técnico e interpretativo na realização de estudos e pesquisas visando o desenvolvimento econômico e social das regiões Central, Oeste e parte do Norte do Rio Grande do Sul.

As linhas de pesquisa do curso são “Instituições, inovação e desenvolvimento”, “Comércio, desenvolvimento regional e agronegócio” e “Economia social, desigualdade e desenvolvimento sustentável”.

Serão ofertadas seis vagas para o doutorado, sendo quatro para ampla concorrência e duas reservadas para o ingresso via política de ações afirmativas: uma para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas (PPIQ) e uma para pessoas com deficiência (PCD).

Ciências do Movimento e Reabilitação

O doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação (PPGCMR), sediado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), será retomado. A reativação representa um marco importante para o fortalecimento da pesquisa científica e da formação de alto nível no campo da saúde e do movimento humano. O curso havia sido descontinuado temporariamente e sua volta reforça o papel histórico da UFSM como um dos principais centros de referência da Área 21 da Capes, voltada às Ciências do Esporte, Educação Física e Reabilitação.

Segundo Fábio Juner Lanferdini, coordenador do PPGCMR, “a retomada do curso de doutorado em Ciências do Movimento e Reabilitação do CEFD representa um avanço significativo para a produção científica e a formação de alto nível na área da saúde e do movimento humano no Brasil. Sua volta reafirma o compromisso da UFSM com a excelência acadêmica, sendo historicamente um dos principais centros de referência na Área 21 da Capes, responsável pela formação de diversos docentes e pesquisadores da área”.

O programa oferecerá formação doutoral nas áreas de Biodinâmica e Pedagogia do Movimento e Reabilitação Funcional, estruturado em quatro linhas de pesquisa: “Biodinâmica do esporte, da atividade física e da saúde”; “Pedagogias das práticas corporais e esportivas”; “Processos de prevenção, avaliação e reabilitação cardiorrespiratória e metabólica”; “Processos de prevenção, avaliação e reabilitação musculoesquelética e neurofuncional”.

A expectativa é de que o programa retome seu protagonismo nacional e avance na consolidação de parcerias internacionais, por meio de ações de cooperação e internacionalização. A reabertura atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica e científica da região central do Rio Grande do Sul.

“Essa retomada era aguardada há muitos anos por várias gerações de docentes, técnico-administrativos em educação e discentes que batalharam pelas salas, corredores, produções científicas e projetos desenvolvidos pelo CEFD e pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSM, e aplicados junto à Capes, a fim de concretizar o retorno de um programa de doutorado em Santa Maria. A reativação ampliará as oportunidades de internacionalização e consolidará o papel estratégico da UFSM como centro de referência na área”, afirma o coordenador.

Serão ofertadas, nesta janela, um total de 20 vagas no doutorado em Ciências do Movimento e Reabilitação, sendo 16 para ampla concorrência, duas para PPIQ e duas para PCD.

Com texto da Subdivisão de Comunicação do CEFD

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires