Está em exposição até esta sexta-feira (29), na Sala Cláudio Carriconde (localizada no prédio 40 do campus sede), a mostra “Bioimaginário Anômalo: Entre Criaturas, Máscaras e Subjetividades”. Ela é composta por 15 obras de autoria de Frederick Rodriguez, mestrando em Artes Visuais pela UFSM. As obras consistem em esculturas de criaturas e bichos construídos com materiais orgânicos, máscaras híbridas e instalações interativas que exploram a multiplicidade de subjetividades. A professora Karine Perez, do Departamento de Artes Visuais, é responsável pela curadoria e exepografia.
As máscaras, segundo o texto de apresentação da mostra, “estabelecem um diálogo com o conceito de masking frequente no transtorno do espectro autista (TEA) – a prática de imitar comportamentos neurotípicos para se adaptar socialmente. Aqui, o movimento é inverso: elas dão forma a personas anômalas, estranhas e sem rédeas, permitindo que a singularidade se manifeste e que identidades alternativas e livres ganhem visibilidade”. Ainda de acordo com Frederick Rodriguez, “os detalhes minuciosos em insetos, plantas e mundos imaginários refletem o hiperfoco como motor criativo: um olhar profundo e prolongado que transforma observação em invenção poética”.
A exposição foi aberta na última segunda-feira (25), com a proposta de ser uma experiência sensorial, poética e reflexiva. O horário de visitação é das 8h30min às 13h e das 14h às 18h.
0 Commentaires