Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Curso de Artes Visuais da UFSM promove oficinas de pintura gratuitas no Masm

arte colorida vertical com o nome da oficina escrito na vertical, à esquerda, sobre uma pintura em tons predominantes em azul e verdeO curso de Artes Visuais da UFSM, em parceria com o Museu de Arte de Santa Maria (Masm), realiza uma série de oficinas de pintura gratuitas voltadas à comunidade. As oficinas ocorrerão no Masm sempre nas terças-feiras, até 23 de setembro, pela manhã. É necessário inscrição antecipada.

As oficinas são parte do projeto de extensão “Práticas pictóricas extensionistas: produção e difusão artística junto à comunidade”, está sendo trabalhado como curricularização da extensão na disciplina Processos Pictóricos, do curso de Artes Visuais, pela professora Karine Gomes Perez Vieira.

A primeira oficina gratuita, de monotipia em vidro, ocorre nesta terça (2), das 9h às 11h30, numa parceria entre o Masm e o Laboratório de Processos Pictóricos (Lapicto) do Centro de Artes e Letras (CAL). A oficina será ministrada pelos discentes de Artes Visuais Rogério Silva, Vitória Prado e Uju Rita Okafor, com o auxílio de outros colegas e orientação da professora Karine Perez, que facilitarão a experimentação da técnica artística da monotipia, que cria imagens pictóricas sobre o vidro para, posteriormente, transferi-las a papéis variados, funcionando semelhante a um carimbo.
 
Voltada para o público em geral a partir dos 14 anos, a atividade busca fomentar o contato com técnicas contemporâneas de pintura, promovendo diálogo entre a Universidade e a comunidade local por meio da arte. Os participantes devem portar tintas guache ou acrílica, pincéis, panos para limpeza e imagens fotográficas (impressas em A4 ou A3) para trabalhar durante a oficina.

As vagas são limitadas a 15 participantes, e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link. As inscrições e vagas serão confirmadas por e-mail.
 
Próximas oficinas:
 

Oficina 2: “Experimentações com dispositivos de observação: exercícios de sensibilidade pelo olhar”, no dia 9 de setembro, das 9h às 11h30, voltada para o público em geral, a partir de 18 anos. Serão oferecidas 15 vagas.

Descrição: a oficina propõe a criação de dispositivos manuais de observação — como molduras recortadas, viseiras de papel e outros suportes visuais — que funcionem como ferramentas simbólicas e sensoriais para observar as obras expostas no MASM, com maior atenção, criatividade e foco nos detalhes. A atividade será realizada em duas fases principais: 1) os participantes serão convidados a construir e personalizar seus próprios dispositivos, com papel, tintas, recortes e materiais diversos, enfatizando a expressão individual e o trabalho manual; 2) esses dispositivos serão utilizados durante uma visita ao acervo exposto no museu, convidando os participantes a explorar os espaços e as obras por meio de novas observações. Ao longo da oficina, ocorrerão conversas e trocas, conectando arte, sensibilidade e experiências de cuidado em saúde mental. A metodologia enfatiza a escuta, a ludicidade e a construção coletiva de perspectivas para conectar arte e vida.

Cada participante deverá levar: tintas de sua preferência, tesoura e cola.

Oficina 3:Recorte e colagem: criação de estampas e padrões pictóricos em mariposas de papel”, no dia 16 de setembro, das 9h às 11h30, voltada para o público em geral, a partir de 18 anos. Serão oferecidas 15 vagas.

Cada participante deverá levar: a partir do recorte de moldes pré-prontos, os participantes poderão criar estampas e padrões fictícios e imaginários em mariposas de papel, utilizando diversos materiais como lápis de cor, giz pastel, tinta, aquarela, etc. Os participantes serão convidados a elaborar seres imaginários. Extra: Dependendo de como estará o clima no dia, os participantes poderão sair pelos arredores do museu e fotografar suas mariposas no ambiente.

Materiais necessários: lápis de cor ou giz de cera ou giz pastel seco/oleos ou tinta, pincéis, tesoura, cola ou fita crepe.

Oficina 4: “Isso não é uma oficina de Bobbie Goods: técnicas de pintura com canetinhas e carimbos”, no dia 23 de setembro, das 8h30 às 11h30, voltada para o público em geral, de 14 anos a 25 anos. Serão oferecidas 20 vagas.

Descrição da oficina: 1) introdução: conversa sobre Bobbie Goods e pop art, propondo questionamentos e trazendo exemplos visuais do que é pop art; 2) Preparação: explicação das dinâmicas de produção e como o resultado será combinado ao final; 3) Produção prática: divisão dos participantes em 3 grupos, em que cada grupo receberá papéis com desenhos Bobbie Goods impressos para experimentar técnicas de pintura, conforme os procedimentos apresentados pelos instrutores, expressando a pluralidade de métodos do fazer-arte (meio-tom/pontilhado em canetinha; experimentação de preenchimento de formas com estampas de carimbos variados). 4) Após, serão divididos elementos da composição dos Bobbie Goods para cada integrante do grupo aplicar a técnica da maneira que desejar. 5) ao final da atividade, todos os participantes trabalharão juntos para formar uma composição com seus desenhos. Cada participante da oficina ganhará um cartão “Que não é um Bobbie Goods” como participação da atividade. 6) Partilha e conversa sobre a produção de cada grupo e desdobramentos poéticos/interpretativos. 7) Foto final da turma.

Cada participante deverá levar: canetinhas variadas.

Os links para inscrição nas próximas oficinas ainda serão disponibilizados.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires