Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Primeiras pracinhas infantis no Campus Sede da UFSM estão em construção

foto colorida horizontal de um gramado verde, com uma cerca de tela laranja circundando um espaço, e ao fundo árvores e céu azul com algumas nuvens
Uma das pracinhas ficará no gramado próximo ao Planetário

O Campus Sede da UFSM vai passar a oferecer à comunidade suas duas primeiras pracinhas infantis, que estão sendo construídas nas proximidades do Planetário e do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). As obras já estão em andamento e a previsão de entrega é para 12 de outubro, Dia da Criança.

As duas pracinhas contarão com o mesmo kit de brinquedos (confira abaixo). A área dos brinquedos será circundada por pista de material natural compactado para preservar o aspecto natural do ambiente e proporcionar o acesso de pessoas com deficiência e carrinhos de bebê. A pista também faz parte do projeto, já que proporcionará espaço próximo aos pais para que as crianças se locomovam com segurança.

A pracinha que está sendo construída no gramado junto ao bosque, quase em frente ao Planetário, terá 500 m² de área, e a que ficará entre o CEFD e a Casa do Estudante contará com 680 m². As obras contam com investimento de R$ 195.100,08, recursos próprios da UFSM.

Sanitários estão previstos

Também estão em projeto dois conjuntos de banheiros públicos que serão executados próximos a cada pracinha, a fim de fortalecer a estrutura oferecida à comunidade interna e externa, que busca no campus um local de lazer, contemplação e prática de esportes, principalmente nos finais de semana. Como os sanitários requerem aprovação prévia da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), não foram licitados junto com as pracinhas. A previsão é de que a licitação ocorra no início de 2026.

A construção e disponibilização das pracinhas infantis à comunidade está alinhada à política de inclusão das mães na UFSM. As solicitação foi do GT Maternidade, que tem como objetivo pensar em políticas públicas inclusivas às mães na Instituição. O GT partiu de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), por meio da Casa Verônica/Observatório de Direitos Humanos (ODH). A construção das pracinhas configura uma primeira fase deste projeto, que ainda prevê a construção dos banheiros para suporte às pracinhas e áreas que deixem a Instituição mais acolhedora às famílias.

O que cada pracinha terá:

Kit de brinquedos completo: conjunto de playground com duas torres cobertas, passarela reta com corrimão, kit de balanço duplo, escada rotomoldada com corrimão, escorregador reto, escalada de cordas, tobogã e kit jogo da velha;

Brinquedos inclusivos – para crianças PCD: balanço inclusivo com quatro pés e cadeira para auxiliar e gangorra inclusiva de dois lugares.
 
Fotos: Ricardo Bonfanti

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires