A 12ª edição do Descubra UFSM, que acontece em 2025, teve início na manhã desta quinta-feira (25). O evento, gratuito e aberto ao público, divulga e oferece experiências de contato com os cursos, serviços e ações da universidade no ensino, pesquisa e extensão, além de auxiliar estudantes na escolha de suas carreiras, por meio de informações sobre o mundo acadêmico e profissional. O evento segue nos dias 26 e 27 de setembro, das 9h às 17h, no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da universidade.
Na abertura oficial, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, ressaltou que o evento se consolidou como “a maior feira educacional do interior do estado, com aproximadamente 27 mil pessoas circulando no campus”. Segundo ele, o Descubra é construído coletivamente e aprimorado a cada edição:” É um orgulho muito grande ver esse mar de pessoas chegando. O Descubra vem sendo constantemente qualificado, tanto na infraestrutura quanto na forma de acolher estudantes, somando agora 12 anos de história” afirmou.
Na ocasião, a vice-reitora, Martha Adaime, destacou o caráter formativo que vai além da sala de aula: ” Nossa instituição vai muito além do curso e da sala de aula. As descobertas que a UFSM proporciona são fantásticas, desde a quebra de preconceitos, as novas convivências, possibilidades e o que há de melhor para além dos cursos”, disse. Dirigindo-se diretamente aos visitantes, Martha completou:” Desejamos que cada estudante olhe com atenção tudo que está aqui. A descoberta não é só do curso, mas de tudo que está por trás. O aprendizado é feito de descobertas diárias”.
O reitor da UFSM, Luciano Schuch, reforçou que o Descubra se consolida como um espaço que vai muito além de uma “feira educacional”, ao se enquadrar como um elo entre a instituição e a sociedade: “É o espaço onde a gente promove a interação da comunidade universitária com a comunidade externa”, frisou.
Neste ano, o Descubra UFSM tem como tema “Descubra quem você pode ser”, convidando futuros universitários a uma jornada de autoconhecimento. A iniciativa ressalta a coragem para explorar as inúmeras possibilidades da vida acadêmica, destacando que a universidade é um espaço de liberdade, descobertas e construção do futuro. Ao combinar inovação com valorização da memória e do sentimento de pertencimento, o evento busca conectar passado e presente para moldar o futuro profissional e pessoal de cada estudante.
Oficinas e Tour pelo Campus integram a programação
Durante os três dias de evento, o público poderá participar de atividades como o tradicional Tour pelo Campus, conduzido por estudantes de Gestão de Turismo, além de visitas a laboratórios e espaços da UFSM, oficinas de Orientação Profissional e sessões gratuitas no Planetário. A programação ainda inclui apresentações artísticas, experiências interativas, mostras de dança, ações de saúde e o Palco Principal com o Espaço Vibe, que traz DJs, performances e debates sobre projetos da Universidade.
Além disso, a UFSM está preparada para receber os visitantes com ampla infraestrutura, incluindo mais de 150 estandes de cursos de graduação e projetos de pesquisa, extensão e inovação, além de espaços de convivência e alimentação. Transporte interno será garantido por ônibus da universidade, com opção de uso dos veículos das próprias escolas, enquanto equipes de segurança e monitores asseguram acessibilidade e apoio durante todo o evento.
Evento segue nos dias 26 e 27 de setembro
O evento teve sua primeira edição em 2014, atraindo cerca de 20 mil visitantes. Desde então, o Descubra tem crescido em participação e abrangência. Para este ano, a expectava é que a Universidade receba mais de 27 mil visitantes.
O Descubra UFSM 2025 acontece no Campus Sede da UFSM, em Santa Maria, e a programação completa pode ser conferida no site oficial do evento. Outras novidades, informações e conteúdos também estão disponíveis nas redes sociais da universidade, incluindo o Instagram @descubra.ufsm.
Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e FACOS – UFSM. Mais matérias sobre o Descubra podem ser encontradas no site do Bergamota.
Texto: Maria Luiza Amaral, estudante de jornalismo
Fotos: Felippe Richardt, Agência de Notícias
Revisão: Reges Schwaab, FACOS
Edição: Pedro Moro e Mariana Henriques, Agência de Notícias
0 Commentaires