Os professores Érico Flores e Juliano Smanioto Barin, pesquisadores dos programas de pós-graduação em Química (PPGQ) e em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA) da UFSM, foram agraciados no dia 17 de junho com uma placa em reconhecimento institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pelos trabalhos prestados durante a celebração dos 100 anos da Farmacopeia Brasileira.

O evento ocorreu de 17 a 18 de junho, em Brasília, e reuniu autoridades da Anvisa, da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) e delegados do 16º Encontro Mundial das Farmacopeias. As comemorações e solenidades de abertura contaram com a presença de convidados de destaque nacional e internacional, incluindo autoridades regulatórias nacionais, membros da diretoria colegiada da Anvisa, diretores, vice-presidentes e acadêmicos da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB), comitivas internacionais com representantes das farmacopeias americana, britânica, europeia, indiana, japonesa, mexicana, sul-coreana e da organização mundial da saúde (OMS), além de apoiadores institucionais como representantes de entidades parceiras do setor, como Interfarma, Sindusfarma e PróGenérico.

Atualmente, Érico é o coordenador nacional do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos e membro titular do Comitê Gestor da Farmacopeia Brasileira, e Barin é o coordenador do Grupo de Trabalho sobre Impurezas Elementares, também da FB/Anvisa.

A placa de reconhecimento foi entregue aos docentes pelo reconhecimento pela sua atuação e contribuições científicas na área de desenvolvimento e avaliação de métodos analíticos para fármacos e excipientes envolvendo o uso de radiação micro-ondas e de ultrassom para a posterior determinação de metais e não metais, especialmente de impurezas elementares, em diversos tipos de amostras de interesse farmacêutico, industrial e também de alimentos.