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Consu aprova a reestruturação administrativa em 4 unidades de ensino da UFSM

Reitor Luciano Schuch e vice-reitora Martha Adaime sentados em uma mesa de madeira, de frente para um monitor que transmite os demais conselheiros
Reestruturação das primeiras unidades de ensino foram aprovadas após debate nas instâncias decisórias da universidade

Nesta sexta-feira (29), o Conselho Universitário (CONSU) aprovou as propostas de reestruturação administrativa dos centros de Tecnologia (CT), Educação Física e Desportos (CEFD), Naturais e Exatas (CCNE) e Ciências Sociais e Humanas (CCSH). As propostas fazem parte do projeto de Modernização Administrativa da UFSM, processo que tem por objetivos o mapeamento e a otimização dos processos da universidade, com a implantação de um modelo de gestão baseado em processos, alinhado com a tecnologia da informação (TI) e novas ferramentas de gestão, atingindo as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A Modernização Administrativa está em andamento desde 2017, quando a proposta foi apresentada à comunidade acadêmica. Na etapa atual, as Unidades de Ensino se reestruturarão a partir da integração das secretarias de curso, secretarias de departamento e de pós-graduação. O processo concentrará serviços que atualmente são realizados em diversos setores espalhados entre os departamentos das unidades em uma estrutura mais horizontal, com o intuito de trazer mais agilidade e eficiência na resolução das demandas.

“A universidade aumentou seu tamanho, com um maior número de cursos e, por isto, precisa de uma estrutura administrativa mais robusta, que fortaleça a estrutura dentro das unidades de ensino”, afirma o reitor da UFSM, professor Luciano Schuch, que também lembra que a experiência de secretarias integradas já é uma realidade nos campi fora de sede e nos colégios da universidade.

Na modernização administrativa da UFSM, todas as unidades de ensino adotarão uma estrutura-padrão já definida, com autonomia para ajustes de acordo com as especificidades internas. Além de repensar a estrutura administrativa a fim de adaptar a universidade aos processos digitais, busca-se garantir o atendimento de qualidade à comunidade acadêmica em um cenário de não-reposição de alguns cargos técnico-administrativos em educação.

O reitor lembra que a proposta de uma estrutura-padrão já foi apresentada e discutida em 2019, sendo aprovadas nos conselhos superiores da UFSM. Entretanto, o processo foi suspenso devido ao decreto do governo federal que extinguiu algumas funções gratificadas, atingindo diretamente o funcionamento das estruturas administrativas das unidades. Outro fator que dificultou a continuidade do processo foi a pandemia de Covid-19.

Após o processo eleitoral de 2021, a nova gestão retomou as discussões sobre a reestruturação nas unidades de ensino, em reuniões entre os diretores das unidades, seminários e diálogo com os departamentos e coordenações dos cursos.  O reitor destacou que o diálogo e o comprometimento das direções de unidade permitiu a construção de uma proposta com maturidade para chegar à aprovação. As demais unidades de ensino deverão ter suas reestruturações aprovadas ainda em 2022. A reitoria espera que todas as unidades estejam reestruturadas em até dois meses.

A Modernização Administrativa também atingirá as pró-reitorias. No final da última gestão foram aprovadas as reestruturações das pró-reitorias de Graduação e Extensão. A expectativa agora é pela discussão da estrutura da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), a reestruturação da Agittec, que será transformada em Pró-Reitoria de Inovação e, após, as demais pró-reitorias (PRA, PRAE, PROPLAN, PROINFRA).

Reportagem: Davi Pereira
Fotografia: Solange Prediger – Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor

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