Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Professores da UFSM participam de missão de cooperação técnica na África

Imagem em formato quadrado, de um grupo de onze pessoas, sendo nove mulheres e dois homens, parados em frente a um prédio nas cores vermelha e amarela. O chão é revestido com tijolos de cimento. Todos encontram-se em pé, lado a lado. Os dois homens encontram-se no centro da imagem. A última mulher da direita usa máscara branca e todos estão com expressão sorridente.
Visita à Universidade de Cabo Verde

Uma delegação de professores do curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), encontra-se na cidade de Praia, capital do país de Cabo Verde, África. A viagem é uma ação conjunta com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério da Educação de Cabo Verde (África) com o objetivo de promover ações de internacionalização.

A iniciativa, centrada em uma cooperação técnica internacional, tem por objetivo dar seguimento ao Projeto Educação de Todos – Fase III, referente à área da educação inclusiva. O projeto conta com o apoio da Coordenação da ABC, do Ministério das Relações Exteriores e da Coordenação-Geral de Cooperação Técnica – África, Ásia e Oceania. O propósito da missão consiste em prover as instituições cooperantes, tanto as do lado brasileiro quanto as do lado cabo-verdiano, com informações para elaboração de projeto de cooperação técnica bilateral, na área da educação inclusiva.

Na UFSM, a coordenação do projeto está a cargo da professora Ana Claudia Oliveira Pavão, tendo Paulo Roberto Barbosa Lima como responsável pela cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, e a Anna Cristina Bittencourt Pérez como responsável técnica.

A delegação brasileira é composta pelos seguintes professores: 

Profª. Drª. Ana Cláudia Oliveira Pavão – coordenadora do projeto;

Prof. Dr. Carlo Schmidt – especialista em autismo, adaptação curricular e plano educativo individual;

Profª. Drª. Fabiane Romano de Souza Bridi – especialista em deficiência intelectual, avaliação pedagógica e docência da escola inclusiva;

Profª. Drª. Melânia de Melo Casarin – especialista em surdez e educação de surdos;

Profª.Drª. Sílvia Maria de Oliveira Pavão – especialista em problemas de aprendizagem, avaliação pedagógica e gestão da escola acessível;

Profª. Drª. Tatiane Negrini – especialista em altas habilidades/superdotação, ensino colaborativo, ensino compartilhado e biodocência.

Imagem em formato quadrado, de um grupo de dez pessoas, sendo oito mulheres e dois homens, parados em frente a um prédio nas cores azul e amarela. Na parte superior do prédio, encontra-se o brasão da República Brasileira e a inscrição Embaixada do Brasil. Abaixo, à direita, há a efígie de uma figura feminina. O chão é revestido com tijolos de cimento. Todos encontram-se em pé, lado a lado. Vestem roupas de cores diversas e possuem expressão sorridente.
Encontro com o embaixador do Brasil em Cabo-Verde, Colbert Soares Pinto Jr.

Como parte da missão, a delegação da UFSM, acompanhada de Anna Cristina Bittencourt Pérez, foi recebida, no dia 25 de abril de 2022, pelo Ministro da Educação de Cabo Verde, professor Amadeu Cruz, e pelo Embaixador do Brasil, Colbert Soares Pinto Jr. Durante a semana, a delegação visitou instituições de educação primária e secundária, além da Universidade de Cabo Verde (UniCV). Na universidade de Cabo Verde, o reitor da instituição, José Arlindo Barreto, projetou trabalhos futuros na área da mobilidade e internacionalização, bem como nos processos de inclusão.

Na sequência dos compromissos da missão, na manhã do dia 28/04, os docentes da UFSM participaram de um encontro com Colbert Soares Pinto Jr., que analisou os principais dados que farão parte do projeto de cooperação. A delegação ainda irá a Assomada (município de Praia) completar a visita técnica a uma escola secundária, e ao campus da UniCV, na mesma localidade. A delegação estará de volta ao Brasil no dia 30 de abril. O projeto tem metas a serem implementadas no segundo semestre de 2022.

 

Com informações da Coordenadoria de Ações Educacionais

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires