Nesta semana, os professores Érico Marlon de Moraes Flores, do Departamento de Química da UFSM, e Cezar Bizzi, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSM, participam de uma missão na Ásia. O objetivo da viagem é estreitar relações e buscar novas possibilidades de cooperação com países daquele continente.
Durante a visita na Índia, Érico foi convidado pelo Instituto de Ciências e Tecnologia (SRM-IST) de Chennai para ministrar uma palestra sobre sua atuação em atividades de pesquisa e inovação e sobre as ações de internacionalização na UFSM e do PPGQ. A palestra intitulada “Improving Chemical Reactions using Microwaves and Ultrasound” aconteceu no dia 1º de abril, para professores e alunos do SRM-IST de Chennai.
O SRM-IST é uma das maiores universidades da Índia, com mais de 50.000 alunos e com grande destaque na área de nanotecnologia, conversão de biomassa e tecnologia de satélites espaciais. Érico, que recebeu o convite para atuar como professor visitante nesse Instituto, avalia que “esse primeiro contato com o SRM-IST, uma universidade com foco na inovação e com grande interesse em colaborar com grupos de pesquisa do Brasil, poderá ser o início de muitas possibilidades de cooperação para os pesquisadores da UFSM”. Recentemente, Érico também coordenou a assinatura do primeiro acordo de cooperação internacional com a Índia (Chandigarh University).
Para Cezar Bizzi, esse contato inicial com o Instituto de Ciências e Tecnologia de Chennai é extremamente relevante e faz parte da estratégia de aproximação dos pesquisadores do PPGQ e da UFSM com universidades asiáticas. Os professores indicam, ainda, que o objetivo, agora, é abrir portas na Índia e estreitar ainda mais as ações em direção a China.
Com informações de Érico Flores
0 Commentaires