
Durante muito tempo em filosofia, o caráter foi um assunto de estudo restrito a filósofos que trabalham com ética, sendo a “Ética Nicomaqueia”, de Aristóteles, um exemplo de uma análise filosófica extensa de traços de caráter moral. Hoje em dia, no entanto, o estudo do caráter intelectual tem sido mais frequente, em particular o estudo de vícios intelectuais como dogmatismo e preconceito, e virtudes intelectuais como humildade intelectual, autonomia intelectual e curiosidade intelectual. Este evento tem o interesse de deixar a comunidade acadêmica interessada a par do que tem sido discutido e investigado no assunto.
O simpósio destina-se especialmente a filósofos, psicólogos e pedagogos, uma vez que muitos dos trabalhos no assunto são realizados colaborativamente com psicólogos, e um dos assuntos mais relevantes na área é a educação do caráter intelectual.
A programação contará com a participação de pesquisadores da Unicamp, PUC-Rio, UFG, UFMG, UFPB e UFABC, além de convidados de universidades dos Estados Unidos.
As inscrições serão feitas presencialmente e haverá emissão de certificado.
Fonte: Subdivisão de Comunicação do CCSH
0 Commentaires