![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/04/multiuso.jpeg)
Na manhã desta terça-feira (04) uma reunião aberta foi realizada para discutir a Resolução sobre as novas formas de ingresso na Instituição. Participaram do encontro o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, pró-reitores, representantes de movimentos sindicais, do Diretório Central dos Estudantes, da comunidade acadêmica e externa.
A reunião aconteceu no Espaço Multiuso com transmissão online e também foi acompanhada do hall do prédio da reitoria, de forma remota, por estudantes que ocupavam o espaço em um ato contra a votação da minuta.
A nova resolução propõe que, além do Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e de outras formas de ingresso já tradicionais, a Universidade passe a adotar o Processo Seletivo Seriado e o vestibular presencial. Se aprovada, também haverá processos seletivos específicos para ingresso de pessoas de comunidades quilombolas; com 60 anos ou mais; atletas de alto rendimento; estudantes medalhistas em competições de conhecimento; pessoas transgênero; pessoas com deficiência; refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade; indígenas, entre outros. O encontro de hoje foi uma demanda de categorias que pediam por um debate mais amplo sobre o assunto antes que a resolução fosse votada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) . O processo de votação iniciou na última quinta-feira (30), mas foi suspenso quando manifestantes ocuparam a Sala dos Conselhos.
![](https://www.ufsm.br/app/uploads/2023/04/reitoria.jpeg)
Durante a reunião desta terça-feira (04), o espaço foi aberto para que os presentes pudessem manifestar suas opiniões, questionar sobre a proposta e seus desdobramentos. A reunião completa pode ser vista no canal da UFSM no YouTube.
Retomada da reunião
O CEPE será reiniciado nesta quarta-feira (5), às 8h30min, para votação da resolução que regulamenta novas formas de ingresso aos cursos de graduação A sessão do será transmitida pelo YouTube.
0 Commentaires