Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

UFSM promove formaturas inclusivas para todo seu corpo discente

Até a última sexta-feira, 31 de março, ocorreram as formaturas de quem concluiu o curso de graduação no segundo semestre de 2022 na UFSM. Após esse período, novas solenidades já estão marcadas para voltar a acontecer em julho e agosto deste ano, de acordo com o que foi definido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Para organizar as formaturas e garantir que o encerramento desta etapa da vida acadêmica seja realizado de forma semelhante para todos, a UFSM possui a Resolução Nº 0011/2018. O documento regulamenta a organização das colações de grau da Universidade, com o intuito de garantir que todos universitários recebam uma formatura gratuita e de excelência, independente da gestão que está à frente da Instituição.

Até 2018, ano em que a Resolução foi elaborada, a gestão da Universidade participava como convidada das solenidades de colação de grau que costumavam acontecer em espaços externos à UFSM. Nesse sentido, a atual vice-reitora, Martha Adaime, que na época atuava junto à PROGRAD e ajudou a desenvolver o documento, explica que não fazia sentido uma Instituição pública não fornecer o suporte necessário aos formandos: “entendemos que é papel institucional receber nossos acadêmicos, proporcionar a formação adequada e conduzi-lo até o ato que lhe permite exercer a profissão. […] Não tinha lógica o estudante, ao final de sua graduação, ter que pagar por este momento, que faz parte de sua formação.”

Assim, a equipe da UFSM passou a ser responsável por coordenar todas as formaturas, desde o ensaio até o momento da solenidade em si, fornecendo o espaço para o evento, as vestimentas adequados, a sonorização e iluminação do ambiente, a limpeza anterior e posterior à formatura e os convites para a solenidade. Somado a isso, a Universidade é responsável pela recepção dos convidados; pela transmissão ao vivo do evento no canal no YouTube da UFSM, para os convidados que não puderem participar presencialmente; e por acompanhar as atividades das Comissões de Formatura, garantindo que cumpram as normas estabelecidas pela Resolução.

Vale destacar que a única parte da colação de grau que a Instituição não financia são as fotografias e filmagens pessoais de cada formando. Apesar de haver a transmissão do evento na internet, essa filmagem tem o propósito de cobrir a formatura como um todo.

O que é necessário para se formar?

Além de ser preciso ter concluído o curso, existem algumas regras para se formar: cada colação de grau deve ter no mínimo 40 formandos e no máximo 120 para acontecer no Centro de Convenções. Como muitas turmas não alcançam o número necessário, é comum que as sessões de colação de grau sejam integradas entre diversos cursos da mesma unidade de ensino, conforme explica a Relações Públicas da PROGRAD e integrante da equipe de organização de formaturas, Julia Cervo: “hoje, 90% das sessões de colação de grau são integradas. Isso auxilia na viabilidade da execução gratuita para os discentes da UFSM.”

As datas para as solenidades referentes ao primeiro semestre de 2023 já foram definidas por sorteio feito pela PROGRAD com as unidades de ensino no início do ano. Portanto, quem deseja participar das próximas colações de grau precisa entrar em contato com a direção do seu Centro para se inserir na data de formatura do seu curso. Todas as informações relacionadas à colação de grau na UFSM estão disponíveis aqui, em caso de dúvidas.

É permitido não participar da formatura?

Após ser feita a integralização curricular, a coordenação do curso entra em contato com o aluno, pois ele passa a ser considerado provável formando, sendo necessário participar da colação de grau solene, ou da colação de gabinete. Isso porque a formatura é considerada como parte constituinte do processo de graduação do estudante. 

Assim, se o aluno preferir uma cerimônia simplificada, ele pode optar pela colação de gabinete, que não permite o uso de togas, independe do número de formandos e pode ser feita em qualquer dia, a depender somente do agendamento da coordenação do curso. Esta opção de formatura é interessante também para quem passou em um concurso público, ou pós-graduação, por exemplo, e precisa realizar a colação de grau em um prazo de tempo curto, conforme explica Julia.

 

Texto: Laurent Keller, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Imagens: CTE/PROGRAD
Edição: Mariana Henriques

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires