A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmou acordo de cooperação internacional com a Universidade de Agricultura e Silvicultura de Zhejiang (ZAFU), na China. A assinatura ocorreu durante a passagem da comitiva brasileira ligada ao Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) pela cidade de Lian’An, na província de Zhejiang, nesta quarta-feira (28).
Com o acordo, acadêmicos das duas universidades poderão ter acesso à cotutela e a dupla titulação. No primeiro caso, o estudante de mestrado ou doutorado poderá ter um orientador na UFSM e outro na ZAFU. No segundo, o pesquisador terá dois diplomas – um de cada instituição – após defender a dissertação ou a tese.
“A ZAFU é uma das grandes universidades que trabalha com agricultura sustentável, preservação do meio ambiente e silvicultura. Eles atuam com o desenvolvimento aliado à preservação. Assinamos um convênio com eles na área de agricultura, que é um dos pilares da Universidade, do parque tecnológico e da inovação, bem como na engenharia florestal”, comentou o reitor Luciano Schuch. Ainda, segundo o gestor, o acordo com a instituição chinesa permitirá parcerias com empresas de base tecnológica na área de monitoramento do meio ambiente.
Universidade de Hebei
Nesta quinta-feira (29), a delegação brasileira, composta por 22 representantes de universidades, fará uma viagem de trem com sete horas de duração para a cidade de Shijiazhuang, onde fica a Universidade de Medicina Chinesa. Ainda na primeira das duas semanas de viagem está prevista a assinatura de acordo com a Universidade de Hebei, localizada na província de mesmo nome. Com esta instituição a UFSM já tem parcerias para a oferta de cursos de mandarim e de cultura chinesa. Durante a passagem por Hebei, o reitor Luciano Schuch deve assinar convênio para a instalação de uma smartclass em Santa Maria, destinada ao ensino com uso de tecnologias de última geração.
Missão em solo chinês
A comitiva de universidades brasileiras tem como objetivo fortalecer o intercâmbio e firmar acordo com instituições de ensino, governamentais e empresariais chinesas. A viagem tem duração de duas semanas e já passou pela cidade de Xangai, para visita e parceria com a Universidade de Xangai.
Além do reitor da UFSM, participam da missão os professores Paulo Bayard Dias Gonçalves e Júlio César Cossio Rodrigues, respectivamente, diretor e diretor adjunto de Assuntos Internacionais da Universidade.
Expediente da cobertura
Texto: Graziela Rocha e Maurício Dias
Edição: Mariana Henriques
Fotografias: Júlio Rodriguez e GCUB
Design: Daniel De Carli e Estevan Poll
Mídia Social: Laura Hartmann e Débora Dalla Pozza (UniFM)
Produção e apresentação do Editoria 107.9: Gilson Piber
Edição de áudio e vinhetagem: Rodrigo Santiago e Jonathan Ferreira
Operação de áudio: José Carlos Quartiero
0 Commentaires