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JAI Jovem: aproximando os jovens do Ensino Médio com a ciência e a UFSM

Na terça (24) de tarde, foram apresentados 241 trabalhos de 37 escolas (Foto: Pedro Pereira)

Com 241 trabalhos submetidos e 37 escolas envolvidas – mais que o dobro de pesquisas e instituições em relação ao ano passado -, foi realizada a 6ª edição da JAI Jovem, no Centro de Convenções da UFSM, durante a tarde da terça-feira (24). O evento, que acontece desde 2016 – com exceção de 2020 e 2021, em função da pandemia – contou com a exposição de banners, apresentação de projetos e uma cerimônia de certificação para os destaques da atividade.

Assim como em 2022, a iniciativa foi separada em duas categorias de inscrição: Jovem Pesquisador, promovida pela Coordenadoria de Pesquisa (CPesq) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), e Jovem Extensionista, promovida pela Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão (CAFE) da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Cada escola foi responsável por indicar os representantes.

Na primeira modalidade, estavam incluídos trabalhos das seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Na segunda: Comunicação; Cultura e Arte; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho. Todos os destaques selecionados podem ser conferidos no fim do texto.

Rafaela Tamiosso, do Colégio Tiradentes (Foto: Pedro Pereira)

O coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Leandro Souza da Silva, é o coordenador da 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e, consequentemente, da iniciativa com os jovens. O docente explica que o compromisso da JAI Jovem é estabelecer uma conexão dos visitantes com a Universidade por meio da ciência. “O projeto surgiu justamente com a expectativa de aproximar a UFSM das escolas de Ensino Médio, por conta de os estudantes serem o público-alvo da Instituição. Então, é importante para eles conhecerem o campus e entenderem como funciona o processo, a realização, a condução e a apresentação de uma pesquisa e de seus resultados”.

A aluna do Colégio Tiradentes de Santa Maria Rafaela Tamiosso contribuiu para a execução do trabalho intitulado “Tecnologias em saúde para o tratamento de hipertensão arterial: experiência de estudantes do ensino médio”, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF), como bolsista. Sua colega Gabriela Fernandes Borin também participou do projeto.

Para a estudante, que tem a intenção de cursar Odontologia na UFSM, o evento é a chance de os jovens aparecerem em meio à comunidade acadêmica e praticarem alguns aspectos sociais próprios deste universo. “A JAI te abre muitas possibilidades. Eu, por exemplo, não sou acostumada a falar com muita gente em público. Aqui e, eu imagino, na faculdade, vai ser bastante necessário. Além disso, é a oportunidade de mostrar um trabalho que você desenvolveu, uma pesquisa que demorou tanto tempo e tem impacto na sociedade, e de conversar com as pessoas para perder a timidez e diminuir o nervosismo”, relatou.

Alunos do Instituto Vicente Dutra, de Júlio de Castilhos (Foto: Pedro Pereira)

Os alunos do Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra, de Júlio de Castilhos, Kauã Prestes e Maxson Venícius dos Santos, vieram ao Coração do Rio Grande expor a pesquisa “Semáforo inteligente com sinal para pedestres para uma mobilidade urbana segura”. A iniciativa tem como objetivo diminuir a quantidade de acidentes que acontecem nas ruas castilhenses.

Segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município vizinho de Santa Maria conta com cerca de 19 mil habitantes. Desta forma, assim como em outras regiões menores do Rio Grande do Sul, a cidade não possui um sistema de gestão de tráfego seguro.

A dupla de estudantes acredita que, com a apresentação na JAI Jovem deste ano, o Poder Público possa notar sua ideia e, quem sabe, estudar a implementação do “semáforo inteligente”.

 

Destaques na categoria Jovem Pesquisador:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

“Motor construído com materiais recicláveis: uma maneira diferente de aprender Física e investir na sustentabilidade” – Arthur Gonçalves Rezer – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
“Velas perfumadas: uma proposta sustentável” – Davi da Costa Dutra Arruda – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
“Green Coffee” – Luísa de Medeiros Saraiva – Escola de Educação Básica da URI Santiago 

Ciências Humanas e suas Tecnologias

“‘Da terra à consciência’: juntos pelo futuro sustentável – a transformação começa no descarte responsável das embalagens de defensivos agrícolas” – Antonia Manfio Stefanello – Esc. Estad. de Educ. Básica Dom Antônio Reis (Faxinal do Soturno)
“Promoção de debates em sala de aula através do modelo de simulações da organização das nações unidas” – Arthur Correa Teixeira – Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria
“Estratégias efetivas para o reconhecimento de Altas Habilidades/Superdotação e enriquecimento curricular” – Emilly de Souza Martelli – Colégio Estadual Manoel Ribas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

“Dança, pintura e cinema: representações do movimento nas artes” – Isaac Marques – Colégio Franciscano Sant’ Anna
“A trilogia do conhecimento: embarcando em um mar de anarquia” – Júlia Basso Miolo – Colégio Riachuelo
“A importância da inclusão da literatura infantil na alfabetização, na construção linguística e social de crianças surdas da cidade de Santa Maria” – Manuela Moraes Garcez – Colégio Nossa Senhora de Fátima

Matemática e suas Tecnologias

“Explorando a beleza da matemática: arte e geometria no Geogebra” – Isaac Silva dos Santos – E.E.E.B. Professora Margarida Lopes
“Saúde Mental e a Escola Pública” – João Vitor da Silva – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra (Júlio de Castilhos)
“Inovação com sistema de radiofrequência: economia e eficiência nas escolas” – Enzo de Paula Aguiar dos Santos – Colégio Estadual Manoel Ribas

Destaques na categoria Jovem Extensionista

Comunicação

“Ampliando horizontes: a relevância da argumentação na vida cotidiana e no crescimento pessoal” – Helena Verônica Baierle – Colégio Riachuelo
“Grupo Comunic@ NTP: criação, aprendizado, comunicação e multiletramento digital” – Jaqueline Emanueli Nunes Costa – Esc. Est. de Ens. Médio Professora Naura Teixeira Pinheiro – S. Maria
“Relação de poder em redes de comunicação e suas influências” – Bruna Luiza Schroder – Colégio Nossa Senhora de Fátima

Cultura e Arte

“A casa da nona da Quarta Colônia” – Heloísa Lago Pesamosca Escola de Educação Básica Tiradentes (Nova Palma)
“TrilhArt – Cacequi nos trilhos da arte” – Giovana Lopes Sauzem – Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo (Cacequi)
“Cultivando a Identidade Cultural: Um estudo das Ações do Núcleo de Arte e Cultura” – Marcelo Razzera Pegoraro IFRS Campus Bento Gonçalves (Bento Gonçalves)

Direitos Humanos e Justiça

“Campanha antirracista na escola estadual de ensino médio” – Antônio Heydet Dal Osto – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
“Repercussão do movimento afrotransfeminista em Bento Gonçalves: uma discussão étnica, de gênero e localidade” – João Vitor Silva Borba – IFRS Campus Bento Gonçalves (Bento Gonçalves)
“A educação indígena sob a perspectiva de dois representantes da etnia kanhangáng” – Lorenzo Zinelli Figueira – Colégio Nossa Senhora de Fátima

Educação

“Tecnologia na educação infantil: um projeto para inserir a tecnologia na educação de forma saudável” – Eduarda Antonia Bitencourte Prieto – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
“VBEM: um projeto para a democratização da educação financeira” – Laura Hegner de Castro – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
“Discutindo burnout com a comunidade” – Pedro Nunes Turchetti – Escola de Educação Básica da URI Santiago (Santiago)

Meio Ambiente

“Conscientize-se mais” – Jaíne Garlet Osmari – Escola de Educação Básica Tiradentes (Nova Palma)
“Placa solar sustentável: um estudo sobre geração de energia solar com materiais de baixo custo” – Manuella Teixeira Barletta – Colégio Estadual São Sepé (São Sepé)
“Reutilização de águas cinzas através da utilização de um biofiltro: uma proposta sustentável para irrigação de hortaliças e verduras” – Rita de Cassia Ferreira Kurtz – Colégio Estadual São Sepé (São Sepé)

Saúde

“A ludicidade e o ensino do funcionamento da máquina humana” – Emily Alves da Rocha José Escola de Educação Básica Tiradentes (Nova Palma)
“Saúde mental de professores e de alunos no Novo Ensino Médio” – Giovana Pozzatti Saurin – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
“Pressão Psicológica no Ambiente Escolar” – Luiz Henrique Gomes da Silva – Instituto Estadual de Educação Vicente Dutra (Júlio de Castilhos)

Tecnologia e Produção

“Arduino na automação residencial: transformando sua casa em um lar inteligente e eficiente” – Ícaro Carrier Nunes – olégio Estadual Manoel Ribas
“Plataforma 360º inovação, empreendedorismo e experiências visuais imersivas em eventos” – Jéferson Niederauer Brasil – Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha
“O uso da tecnologia para a inclusão de pessoas com necessidades especiais” – Luiz Antônio Silva Basso – Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa

Trabalho

“Origens” – Ana Cristina Renner dos Santos – Escola de Educação Básica Tiradentes (Nova Palma)
“Dificuldades na exportação de gado de corte no brasil” – Antônio Flores Augusti Ecke – Instituto Estadual Luiz Guilherme do Prado Veppo
“O monitoramento de preços de uma janta: a inflação e a deflação dos produtos pesquisados” – Nathália Wiethan Pallotti – Colégio Antônio Alves Ramos

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Fotos: Pedro Pereira, José Carlos Vargas e Lucas Brondani
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

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