Na manhã desta segunda-feira (6), 25 representantes da UFSM, entre alunos e professores, embarcaram rumo ao município de Rio Grande para participar da 22ª edição do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). As atividades acontecem até quinta-feira (9) e é esperada a presença de cerca de mil participantes, oriundos das diferentes regiões do Brasil e de países da América Latina e da Europa.
A relação da UFSM com o simpósio (considerado o maior evento da América Latina nessa área, no âmbito acadêmico) se dá por meio dos docentes Leonardo Emmendorfer, do Departamento de Processamento de Energia Elétrica, e Joaquim Assunção, do Departamento de Computação Aplicada, responsáveis pela coordenação dos anais. O evento é apoiado pela Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital (Cejogos) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, neste ano, sediado pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
O SBGames é dividido em seis categorias – chamadas de trilhas científicas. São elas: computação; arte e design; cultura; educação; indústria; e saúde. Ao longo da semana, serão apresentados projetos de graduação e pós-graduação, pesquisas e trabalhos técnicos, como também será promovida a exposição de jogos criados pelos participantes de maneira independente. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
Esta não é a primeira vez em que o evento acontece no Rio Grande do Sul. Ele também foi realizado em Gramado (virtualmente), em 2021, e em Porto Alegre, em 2014. A ideia é que a UFSM receba o SBGames no futuro. O objetivo da universidade nesta edição é aproximar a comunidade acadêmica do universo dos jogos eletrônicos, além de mostrar aos jovens que é possível formar uma carreira e se desenvolver na área através de instituições de ensino superior.
Carreira nos jogos e nas inteligências artificiais
Professores do ramo da computação, tanto Emmendorfer quanto Assunção atuam em setores relacionados aos games – com destaque para o uso da inteligência artificial (IA) na etapa de produção. O primeiro, inclusive, acredita que o SBGames é um ótimo espaço para “para ouvir relatos de qualidade sobre a temática, que é cada vez mais presente em novas obras”.
Assunção conta que as IAs têm uma “parceria” com os eletrônicos há bastante tempo, assim como é um ótimo mecanismo no contexto da educação. “Historicamente, esse tipo de programa está muito atrelado aos jogos, desde o xadrez aos digitais. Para nós, eles são excelentes campos de treinamento. A gente consegue se desenvolver no âmbito da pesquisa e do ensino, ao mesmo tempo que conseguimos nos motivar, porque é legal de ver que já enxergamos o resultado visualmente”.
Os jogos são um dos principais fatores que podem motivar um jovem a seguir a carreira na área. Assunção explica que, atualmente, o ramo da computação exige muito empenho para conseguir fazer um programa rodar de forma tranquila e satisfatória. “Hoje, um jogo deixou de ser um entretenimento puramente simples, mas sim uma obra de arte. Para abrilhantar um projeto, os melhores artistas, das mais diversas indústrias, como a gráfica e a musical, são contratados”, esclarece.
Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali
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