Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Projeto VerdadeiraMente seleciona bolsistas dos cursos de Comunicação Social

Acadêmicos dos cursos da área de Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Editorial) interessados em participar da seleção para seis bolsas de iniciação ao extensionismo têm até esta sexta-feira (31) para fazer a inscrição. Os interessados deverão preencher o formulário disponível aqui.

As bolsas são para atuar na produção de conteúdo do “Projeto VerdadeiraMente – Prevenção e Combate à Desinformação em Saúde Mental”, aprovado na chamada Nº 30/2024, realizada em parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Saúde.

As vagas destinam-se a estudantes regularmente matriculados na UFSM ou na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). As bolsas de R$ 700,00 têm duração de 20 meses. Podem participar estudantes regularmente matriculados a partir do 3º semestre.

O processo seletivo será composto por quatro etapas: a) inscrição; b) análise documental; c) entrevista; d) avaliação prática. Essa última etapa consistirá em uma produção midiática sobre a temática da saúde mental, a ser detalhada durante o processo seletivo. As entrevistas serão feitas via Google Meet. E o resultado será divulgado nos sites das universidades participantes.

Os acadêmicos selecionados terão capacitação sobre verificação de fatos (fact checking) e outros temas abordados pelo projeto.

Saiba mais sobre o projeto

A desinformação em saúde é um problema crescente que compromete a qualidade da informação disponível ao público e pode levar a prejuízos significativos na saúde individual e coletiva, como já demonstrado na pandemia da Covid-19. Com a proliferação de conteúdos enganosos nas plataformas digitais, torna-se cada vez mais necessário criar estratégias que promovam a disseminação de informações baseadas em evidências científicas, levando em conta os índices de adoecimento da população, sobretudo no Rio Grande do Sul, que sofre as consequências de uma catástrofe climática de proporções históricas.

O VerdadeiraMente é um projeto multidisciplinar que consiste na criação e manutenção de um veículo jornalístico digital, multimídia e multiplataforma, destinado a traduzir, disseminar e divulgar informações científicas sobre programas, políticas e ações do Ministério da Saúde voltadas à saúde mental, além de pesquisas desenvolvidas em universidades brasileiras.

O projeto tem foco na prevenção e combate à desinformação, com distribuição de conteúdos em diferentes plataformas digitais e realização de atividades de letramento científico e midiático.

Além disso, o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o Hospital Escola da UFPel, ambos geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), integram o projeto.

“Este projeto é de extrema importância, tanto para a formação dos estudantes quanto para a sociedade, ao levar conhecimento científico e informações sobre os serviços de saúde mental à população. Estamos engajados na prevenção e no combate à desinformação sobre ciência e saúde”, afirma a coordenadora do projeto, professora Luciana Menezes Carvalho, do curso de Jornalismo da UFSM (campus de Santa Maria).

Texto: Assessoria de Imprensa do Husm

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires