Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Festival Internacional de Inverno: UFSM presente fora dos campi

Distrito recebe pela 40ª vez o evento desenvolvido pela instituição

A Universidade ocupando espaços além dos campi. Até este domingo (3), acontece quase que integralmente em Vale Vêneto, distrito da cidade de São João do Polêsine, a 40ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM. O evento iniciou no domingo (27) e ocorre de maneira simultânea à Semana Cultural Italiana, que também celebra quatro décadas de existência em 2025.

Realizado desde 1986, o Festival de Inverno foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento e a qualificação da atividade musical em um ambiente de interação com a comunidade. A ideia é que seja um espaço de imersão gastronômica e cultural, aberto ao público, com uma proposta que também combina ensino e prática por meio de oficinas e apresentações.

Pessoas de diferentes locais do Brasil vêm ao Rio Grande do Sul para prestigiar o evento. Segundo o professor do Departamento de Música da UFSM e coordenador, Clayton Miranda, professores de países como Estados Unidos, Rússia, Coreia do Sul e Itália marcam presença. “Uma universidade pública fazer e manter um festival tão importante por 40 anos nos enche de orgulho”, destacou.

Para Tomás Bortoluzzi, além da orquestra sinfônica da UFSM, há a orquestra sinfônica que acontece “nas panelas”

No ano passado, o Festival precisou ser realizado no Campus Sede devido às enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, com uma duração menor. A Semana Cultural Italiana seguiu em Vale Vêneto mas também passou pela necessidade de acontecer por menos tempo. 2025, além de marcar quatro décadas, é o retorno dos tradicionais eventos à normalidade.

O coordenador da Semana Cultural, Tomás Bortoluzzi, evidencia a união das festividades: “nós temos duas orquestras sinfônicas. Uma que é a da Universidade, durante a semana toda, que abrilhanta com sua música. Outra é a que acontece nas panelas, com churrasco, galeto, risoto, bife à milanesa… Elas têm que funcionar direitinho para assim darmos um aconchego às pessoas que veem a Vale Vento”.

UFSM e São João do Polêsine

Na cerimônia de abertura, realizada na manhã do domingo, na Igreja Matriz de Vale Vêneto, entre as autoridades presentes estava a vice-reitora Martha Adaime. Para ela, embora a UFSM “já saiba” como fazer o Festival de Inverno, é necessário seguir ouvindo as demandas da comunidade do distrito.

“É um envolvimento rico. É ensino, pesquisa, extensão, tudo ao mesmo tempo durante essa semana. A gente passou por vários revezes ao longo dos anos. Tivemos pandemia, enchentes, e o Festival teve que se adaptar. Nós precisamos repensar a cada ano como é o estilo de uma universidade, que precisa sempre estar atenta a novos modelos. Vamos estar atentos ao que a comunidade solicita”, destacou Martha.

A prefeita de São João do Polêsine, Jaqueline Milanesi, afirma que a parceria tende ainda a melhorar nos próximos anos e revela que já discutiu com a reitora eleita acerca da presença da Universidade no município. “Historicamente, sempre foi muito importante. Eu e a Martha já nos encontramos, conversamos e, inclusive, articulamos várias complementações para o próximo ano. Vamos buscar essa proximidade com a UFSM, procurando estreitar cada vez mais os laços, para que todos ganhem”, garantiu.

Texto: Pedro Pereira, jornalista

Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires