Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Seminário reúne pesquisadores da imigração italiana e representantes de geoparques internacionais

Na quinta (27) e sexta-feira (28), ocorre o Seminário Internacional Interdisciplinar de Formação Continuada de Professores da Quarta Colônia – Geoparque Unesco. O evento consiste em um ciclo de estudos sobre os 150 anos da imigração italiana na região, contando com a presença de pesquisadores brasileiros e internacionais. A UFSM, por meio do Mestrado em Patrimônio Cultural, está entre as instituições que promovem o seminário.

O primeiro dia (27) da programação ocorre em Restinga Seca, no Recanto Maestro. Sob a mediação do cônsul-geral da Itália no Rio Grande do Sul, Valerio Caruso, a primeira atividade, às 9h, será uma mesa de discussão sobre “Os 150 anos de imigração italiana e a Quarta Colônia”, a qual terá a participação das professoras Maria Medianeira Padoin, da UFSM, e Maíra Vendrame, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A atividade seguinte, às 11h, é uma conferência com o geólogo português Artur Sá, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, coordenador científico do Geoparque de Arouca e presidente da Rede Global de Geoparques da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Na ocasião, ele vai falar sobre “A educação e a preservação do patrimônio cultural como fator de desenvolvimento sustentável – experiências da Unesco em sua rede mundial de geoparques”.

À tarde, a partir das 14h30min, uma comitiva genovesa participa da mesa intitulada “A emigração e a sua representação nos museus italianos de Gênova”. Os painelistas são Pierangelo Campodonico, Giorgia Barzetti e Joice de Medeiros, que atuam no Museu Nacional da Emigração Italiana. Essa mesa terá a mediação do presidente da Comissão Oficial dos Festejos dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, Fabrício Peruchin, que também é o secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

A seguir, às 16h30min, o secretário estadual do Turismo, Ronaldo Santini, vai mediar a última atividade do dia: uma mesa sobre “Geoparques mundiais da Unesco e a educação”. Representando o Geoparque dos Alpes Apuanos (localizado na região da Toscana), o geólogo italiano Giuseppe Ottria será um dos painelistas, junto com a coordenadora do Geoparque Quarta Colônia, Jucemara Rossato, prefeita de Nova Palma.

No dia seguinte (28), a programação ocorre no Centro de Eventos de São João do Polêsine. Às 9h, será aberta a exposição “Educação patrimonial no Geoparque Quarta Colônia”. A mostra é constituída por trabalhos realizados em escolas da região de abrangência do geoparque, e também por trabalhos produzidos no âmbito dos programas de pós-graduação em Patrimônio Cultural, Geografia e Comunicação da UFSM. A exposição encerra-se às 15h30min.

Logo após, às 16h, as autoridades presentes no seminário visitam, em São João do Polêsine, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), bem como o Sítio Arqueológico Albino Marzari, no interior de Dona Francisca.

Além das instituições já mencionadas, o seminário conta também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A programação completa e outras informações estão disponíveis aqui.

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires