Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Pesquisador da UFSM recebe prêmio no 13º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

foto colorida horizontal de um homem apresentando dados em um telão e falando ao microfone
Nereu ministrou minicurso sobre o aplicativo PlanejArroz durante o congresso
O professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM e um dos coordenadores da Equipe FieldCrops Nereu Augusto Streck recebeu um prêmio durante o 13º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, que aconteceu de 12 a 15 de agosto, em Pelotas. 
 
A honraria foi concedida a Nereu por sua relevante contribuição à cadeia produtiva do arroz nas últimas duas décadas, em especial pelo desenvolvimento do SimulArroz, o único modelo brasileiro baseado em processos da cultura do arroz e que é responsável pelo módulo Produtividade no aplicativo PlanejArroz, ferramenta digital criada em parceria da UFSM com a Embrapa Clima Temperado, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). O aplicativo ajuda os produtores a produzirem arroz com mais sustentabilidade ambiental, social, econômica e com menos emissão de gases de efeito estufa.
 
“O arroz, junto com o feijão, é o alimento mais importante do prato de mais de 200 milhões de brasileiros, e ajudar a cadeia produtiva do cereal a ter mais sustentabilidade é a nossa função na pesquisa” comenta Nereu. “Este prêmio foi conquistado a muitas mãos nestes 20 anos, especialmente os estudantes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Engenharia Agrícola e em Agronomia sob minha orientação, que, através de suas dissertações e teses, geraram conhecimento científico que hoje está ajudando, de um lado, os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, e na outra ponta, os brasileiros que consomem arroz seguro todos os dias”, completa.
 

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires