A UFSM concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Jorge Audy, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Presidência da República. Ele foi agraciado com a honraria em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (26) no auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. Audy é considerado uma das personalidades mais influentes no Brasil no estabelecimento de um modelo de inovação de quádrupla hélice, composto por universidade, governo, empresas e sociedade civil.
Ele é um dos responsáveis pela criação do Tecnopuc (Parque Tecnológico e Científico da PUCRS), onde atua como superintendente de inovação e desenvolvimento. O parque conquistou o título de melhor ecossistema de inovação e empreendedorismo do mundo no ano de 2025, por meio da premiação Triple E Awards. Audy também já foi agraciado com títulos como a Ordem Nacional do Mérito Científico (na classe de Comendador), a Comenda de Inovação de Porto Alegre e o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre.
Durante o discurso de homenagem, o professor Tiago Marchesan – atual diretor do CT e vice-reitor eleito da UFSM – destacou que Jorge Audy foi professor, consultor e parceiro decisivo na consolidação do sistema de inovação da UFSM, o qual inclui a Pulsar Incubadora, o InovaTec Parque Tecnológico e a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova).
“Para mim é motivo de muito orgulho agora fazer parte da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria, uma grande universidade, que está entre as melhores universidades públicas do país”, afirmou Audy. O professor relata que sua trajetória no campo da inovação teve início durante o seu doutorado sanduíche, entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade de Kentucky.
Após a solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa, os professores da UFSM Hélio Hey, Tiago Marchesan e Nilza Zampieri receberam a medalha de distinção de reconhecimento pelas suas contribuições na área de inovação científica e tecnológica na universidade.
Territórios transformados pela inovação
Após as homenagens, o reitor Luciano Schuch mediou a mesa “Transformando Territórios Pela Inovação”, composta pelo antropólogo Oscar Santiago Uribe Rocha, referência mundial em inovação social e resiliência urbana, e pelo engenheiro e professor Josep Miquel Piqué, presidente do parque de inovação La Salle Technova Barcelona e referência internacional em ecossistemas de inovação e transformação urbana. A ambos foi concedida a Medalha de Visitante Ilustre da UFSM.
Uribe Rocha conquistou projeção internacional por seu trabalho na transformação de Medellín, que passou da cidade mais violenta do mundo nas décadas de 1980 e 1990 para uma referência mundial em inovação tecnológica e social. Josep Piqué é uma das principais referências mundiais em ecossistemas de inovação urbana e na transformação de cidades por meio da tecnologia, empreendedorismo, ciência e planejamento territorial. Ele foi figura central na revitalização do distrito industrial obsoleto que se tornou o 22@Barcelona, um dos projetos urbanos de inovação mais bem-sucedidos da Europa.
Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Lucas Casali
0 Commentaires