Na última quinta-feira (11), o Projeto Flores para Todos entregou o paisagismo do Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins. Várias partes da área externa da instituição receberam tratamento paisagístico, desde o pomar até o gramado entre os prédios. Cada área teve um desenho paisagístico distinto e adaptado para as condições ambientais (luz e solo).
No pomar, uma área muito sombreada, os canteiros foram desenhados em estilo orgânico e receberam plantas que se adaptam ao ambiente de pouca luz o dia todo. Na área gramada entre os prédios, junto aos muros foram desenhados canteiros no estilo mixed borders, ou bordaduras mistas, e receberam espécies anuais e perenes com grande contraste de cores, texturas e alturas. Na área de entrada da instituição, a novidade foram os canteiros regenerativos, a tendência mais contemporânea no paisagismo mundial. Esses canteiros chamam a atenção pelo formato natural, com plantas espontâneas que regeneram o ambiente de cada canteiro de forma singular.
O projeto paisagístico foi do professor Nereu Augusto Streck e a execução foi durante a 15ª e 16ª fases do Projeto Flores para Todos, em 2025. “Em dezembro de 2024 fomos desafiados pela direção do Espaço Multidisciplinar a restaurar e vitalizar a área da instituição”, comenta. “Aceitamos o desafio, utilizamos as técnicas internacionais de sustentabilidade e um ano depois entregamos um paisagismo que preserva o ambiente e valoriza as espécies nativas, mas sem esquecer as espécies cultivadas que geram renda a produtores familiares de flores”, explica o professor. “Agora temos na instituição um laboratório a céu aberto para os visitantes, amantes das flores e estudantes que desejam conhecer o que se tem de mais moderno em paisagismo”, conclui.
A solenidade de entrega de resultados teve a presença do pró-reitor de Extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, da diretora do Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins, professora Cadija Coutinho, do diretor de Desenvolvimento Regional da Pró-Reitoria de Extensão, Leandro Nunes Gabbi, e da coordenadora do curso de Agronomia, professora Francine Damian. Durante o roteiro por todas as partes do paisagismo, os participantes ouviram explicações técnicas realizadas pelo professo Nereu, por integrantes da Equipe PhenoGlad e pelo professor Nelson Diehl Kruse, do Departamento de Defesa Fitossanitária.
Texto: Projeto Flores para Todos
0 Commentaires