Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Jardim Botânico da UFSM inaugura pracinha voltada ao público infantil

A pracinha foi resultado de parceria com Alegrete

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria está diferente desde esta quinta-feira (25). Agora, quem chega na área verde pode, também, ver uma pracinha voltada para crianças. Ao lado esquerdo, foi inaugurada a Pracinha Quintal dos Brotos. 

Segundo a diretora do Jardim Botânico da UFSM, Simone Messina, a ideia de construir a pracinha surgiu durante as férias, quando estava conversando com sua amiga Gabriela Rosso. Ambas se conheceram durante o período de mestrado na Universidade e criaram um laço forte de amizade.

Enquanto conversavam, decidiram construir um projeto: o Jardim Botânico ofereceria um curso de formação em educação socioambiental para professoras e professores de Alegrete, enquanto a  Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Alegrete doaria uma pracinha para o Jardim. Gabriela, que é diretora da Secretaria de Educação, apoiou a ideia. “Era um desejo antigo do Jardim Botânico. Temos dez mil visitantes por ano no Jardim e cerca de metade deles são crianças”, contou Simone. 

“Eu tinha um sonho de transformar Alegrete, também, em um campo de atuação da UFSM. Nossa rede municipal como um campo de extensão da Universidade”, comentou Gabriela. Para ela, a cooperação com o Jardim abre espaço para o contato com outros cursos da Universidade. 

O ambiente é aberto a crianças de até 10 anos

O curso de formação em educação socioambiental 

As aulas foram oferecidas de modo online, a partir de maio, para professores da rede pública de Alegrete. No dia da inauguração da pracinha, realizou-se a primeira aula presencial para os professores. “Hoje os professores estão tendo oficinas sobre resíduos, jardim sensorial, hortas, compostagens. Atividades sobre como cuidar de plantas e sobre como preservar o bioma pampa também”, compartilhou Simone. 

A professora Daniele Borges, da EMEB Costa Leite, participou do curso ofertado pelo Jardim Botânico e contou que está aproveitando a oportunidade. “Temos que mostrar para as crianças que existem vários modos de cuidar do meio ambiente”, disse. Daniele reiterou, também, a importância de locais como a pracinha para crianças. Segundo ela, quando crianças brincam em conjunto nas pracinhas, desenvolvem coordenação motora e aprendem a construir amizades. 

A Pracinha Quintal dos Brotos é aberta ao público nos dias em que o Jardim Botânico está em funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos finais de semana, das 14h às 18h. Crianças de até 10 anos podem brincar com os balanços, escorregadores e na estrutura do parquinho. 

Texto: Jessica Mocellin, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Mathias Ilnicki, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires