A UFSM sediará, entre os dias 5 e 7 de agosto, o 1º Simpósio Latino-Americano sobre Fluoreto e Fluorose Dentária (Simflu), primeiro evento da América Latina dedicado à integração entre engenharia, odontologia, saúde pública, geologia e áreas afins para discutir os desafios relacionados ao fluoreto na água e seus impactos na saúde da população.
Realizado no Auditório Wilson Aita, no Centro de Tecnologia (CT), o simpósio deverá reunir cerca de 300 participantes de diversos países latino-americanos, entre estudantes, pesquisadores, profissionais do saneamento, gestores públicos e especialistas da área. Mais do que promover um encontro científico, o Simflu busca fortalecer uma rede latino-americana de cooperação em torno de um tema estratégico para a saúde pública e para a gestão dos recursos hídricos.
O fluoreto desempenha papel importante na prevenção da cárie dentária quando presente em concentrações adequadas. Entretanto, níveis acima dos recomendados podem provocar fluorose dentária e outros problemas associados à exposição prolongada, tornando fundamental o monitoramento da qualidade da água e o desenvolvimento de tecnologias para seu controle. Essa complexidade faz com que o tema envolva diferentes áreas do conhecimento.
Durante os três dias de programação, pesquisadores discutirão desde a origem natural dos fluoretos em rochas e águas subterrâneas até estratégias de tratamento de água, vigilância em saúde pública, epidemiologia, políticas públicas e desenvolvimento de tecnologias para remoção de fluoretos. A programação contará com pesquisadores reconhecidos nacional e internacionalmente, como Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo Capel Narvai, da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Alberto Feldens, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e especialistas de universidades da Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Peru, Uruguai e Estados Unidos.
Além das conferências e mesas-redondas, o evento pretende consolidar uma rede latino-americana de pesquisadores voltada ao compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de pesquisas colaborativas e construção de estratégias comuns para enfrentar desafios relacionados à qualidade da água e à saúde pública. O simpósio também sediará a aula magna dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental e em Odontologia da UFSM.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na página do Simflu, por estudantes, pesquisadores, profissionais e gestores públicos interessados no tema. Outras informações constam no perfil do evento no Instagram.
Texto: Subdivisão de Comunicação do CT
0 Commentaires