Foi lançada na sexta-feira (8) a segunda chamada pública para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A chamada pública faz parte do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o HUSM-UFSM, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
A ampliação da iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a segurança alimentar e valoriza os produtores da agricultura familiar como fornecedores estratégicos para o sistema público de saúde. No ano passado, foram adquiridas frutas, verduras e legumes.
Nesta nova chamada serão incluído grãos, laticínios, massas e outros alimentos para a produção das refeições do Hospital Universitário. Com esses produtos, o HUSM receberá mais de 55 toneladas de novos alimentos da agricultura familiar, alcançando o valor de R$ 1.071.831,16.
HUSM é o primeiro Hospital Universitário a realizar esse acordo
A aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar realizada pelo HUSM marcou o início dessa relação junto às cooperativas e a Conab. Segundo o superintendente do Hospital Universitário, Humberto Palma, 38% dos produtos consumidos no hospital são provenientes da agricultura familiar, que vai para as cooperativas, e da cooperativa para o HUSM.
“Isso dá qualidade, dá sabor à comida, ao alimento dos nossos pacientes. É importante, porque a nutrição também faz parte do cuidado da saúde, que é a função do hospital. É a função do hospital inovar também. Então, isso foi importante, é importante e será importante para o futuro do hospital, para o futuro da economia regional, porque o sistema de saúde não é só assistência, ele trabalha para a economia também”, afirmou o superintendente.
Inspiração para outros hospitais universitários
A aquisição de alimentos da agricultura familiar também influencia os demais hospitais universitários do país. Outros 44 hospitais que fazem parte da rede da Ebserh vão realizar acordos para adquirir alimentos da agricultura familiar.
“Todos os outros 44 hospitais universitários do governo federal vão seguir o exemplo do Hospital Universitário de Santa Maria. Então, aqui é uma experiência muito bem sucedida, com nove cooperativas, 30 tipos de alimentos”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto. Ele ainda destaca que o lançamento da chamada pública é um motivo de celebração por essa relação entre agricultores, cooperativas e a Conab, na compra de alimentos e proporção de refeições com qualidade.
Texto: Milena Gubiani, estudante de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto: Pedro Pereira, jornalista
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista
0 Commentaires