Neste 14 de dezembro a UFSM comemora 63 anos de existência. A celebração do aniversário contou com a premiação dos 20 pesquisadores da instituição mais influentes do mundo, de acordo com a Editora Elsevier, e com a divulgação do novo vídeo institucional, produzido pela TV Campus. A cerimônia ocorreu no Salão Imembuí, no campus sede, na manhã desta quinta-feira.
Na ocasião, o reitor destacou que hoje é um dia muito especial e de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica, porque os 63 anos da Universidade carregam muita história, luta e conquista. Ele destacou que “a UFSM impacta a vida de toda a comunidade. Não só dos estudantes, mas das pessoas que convivem com a Universidade, que vêm aqui fazer exercícios, que vêm visitar o Jardim Botânico. Somos uma Universidade inclusiva, que realmente transforma a sociedade brasileira através da educação. Queria agradecer a todos, a toda nossa comunidade, aos nossos docentes, aos estudantes, aos servidores, aos terceirizados pelo trabalho que fazem (…) Vocês estão levando o nome da UFSM para todos os lugares do mundo”, agradeceu o reitor.
O reconhecimento pelo esforço de todos também foi lembrado pela vice-reitora, Martha Adaime, que destacou que o resultado do trabalho desenvolvido na Universidade pode ser visto através dos rankings em que a UFSM figura. No entanto, lembrou de todos aqueles que estão por trás desses números: “não são somente os rankings, mas temos toda a nossa comunidade que construiu isso, docentes, técnicos administrativos e estudantes, toda a comunidade que contribui para esses índices. Não só agora, mas ao longo desses 63 anos que nós comemoramos hoje”, salientou Martha.
O evento também teve a presença do ex-reitor, Paulo Burmann, pró-reitores, diretores de centro, servidores, estudantes, além dos professores homenageados e seus convidados e representantes.
Reconhecimento
Durante a manhã também aconteceu a premiação dos 20 pesquisadores da UFSM que estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo, divulgada pela Editora Elsevier em parceria com a Universidade de Stanford.
Eles receberam como homenagem a Medalha Institucional Professor Mariano da Rocha Filho. “Um agradecimento muito especial a esses colegas, aos grupos de pesquisa que acompanharam nessa trajetória e a toda a Instituição que proporcionou as condições para que o trabalho de pesquisa fosse realizado. Todos nós somos importantes nessa engrenagem”, frisou Martha.
Foram homenageados:
Bernardo Baldisserotto
Cassiano Rech
Cristina Wayne Nogueira
Edson Luiz Foletto
Erico Marlon De Moraes Flores
Felipe Barreto Schuch
Felix Alberto Farret
Gabriel Kalil Rocha Pereira
Gilson Rogerio Zeni
Guilherme Luiz Dotto
Gustavo Brunetto
Humberto Pinheiro
João Batista Teixeira Da Rocha
José Miguel Reichert
Luiz Felipe Valandro Soares
Marcos Antonio Pinto Martins
Maria Rosa Chitolina
Marina Venturini Copetti
Paulo Cezar Bastianello Campagnol
Rafael Noal Moresco
Novo vídeo institucional
Para encerrar o evento, foi divulgado o novo vídeo institucional da Universidade, produzido pela TV Campus, com uma proposta diferente do convencional: ser mais sensorial e emotivo, como destaca o diretor da produção, Pedro Amaral. “Desde a primeira reunião, a ideia era produzir um vídeo que fosse diferente, com uma proposta diferente do vídeo institucional que vinha sendo usado até o momento. Então temos um material mais curto, dinâmico, com uma linguagem mais publicitária. Agradecemos pela oportunidade e confiança”.
O filme é carregado de movimento e familiaridade com a realidade, ao retratar o cotidiano do estudante na Instituição e pode ser visto no YouTube.
Próximas comemorações
Para dar continuidade nas comemorações de aniversário da UFSM, a Polifeira do Agricultor está no largo da reitoria. Às 15h30min haverá um momento de simbólico para cantar parabéns e distribuição de bolo.
Às 20h, no Centro de Convenções, será realizado o espetáculo Concertos Sinfônicos: Beatles Everywhere, uma parceria da Orquestra Sinfônica de Santa Maria com a Magical Mystery Band. Os ingressos já estão esgotados.
Confira alguns registros do evento desta manhã:
Texto: Andreina Possan, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Foto: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista
0 Commentaires